26 de abril de 2009

Pitacos do Deserto - A Corrida


A corrida não foi aquela maravilha,no inicio aconteceram muitas disputas mas com o passar das voltas tudo foi se acomodando e a decisão aconteceu na estratégia,Button que não tendo mais aquele canhão nas mãos,usou muito bem a inteligencia de Ross Brawn e cumpriu a risca o roteiro,no segundo giro recuperou o terceiro posto e neste instante deu um passo fundamental para a vitória,era exatamente ali que ele precisa estar,porque Vettel não tinha uma boa performance e Trulli não andava tudo que precisava.

Como sempre Brawn teve a leitura perfeita,fazer os dois trechos iniciais de pneu mole foi fundamental,e com um piloto consistente melhor ainda.Já a Toyota atirou pela janela a chance de vencer quando optou em utilizar o pneu mole no trecho final,a vantagem que Button conquistou era impossivel de ser derrubada no ultimo trecho,e ainda por cima assistiu Vettel subir para o segundo posto.E assim o pódio estava definido com Button,Vettel e Trulli.


Button hoje pilotou como um verdadeiro campeão,foi aplicado executando com perfeição o plano do mestre Brawn,teve o arrojo necessário para buscar a posição que precisava até a definição dos ponteiros.Como é de costume não errou e mais uma vez vai abrindo pontos e mais pontos de parceiro 1B.

Vettel,seu carro era o mais pesado entre os ponteiros,quando assumiu a ponta não conseguiu extrair a performance que se esperava,ainda assim conquistou o segundo posto,foi pressionado durante boa parte da prova,manteve a concentração e mesmo com pequenas escapadas não deixou ninguém passar.Volto a dizer que aqueles pontos na Austrália farão falta,já está na cola de Barrichello,logo estará na vice liderança do certame.

Truli foi decepcionante hoje,quando ficou de cara para o vento não conseguiu livrar uma boa distancia de seus oponentes,ele realmente é um sujeito dificil de ser ultrapassado,mas não sabe andar na frente,apesar da melhor volta da prova não tem a consistencia que é necessária para vencer,suas voltas oscilaram demais,e quando a equipe colocou pneus duros em sua primeira parada,atirou definitivamente pela janela qualquer chance de vitória,e desse modo derrubaram todas as apostas de Marcelonso no Bolão.

A McLaren está realmente renascendo,Hamilton andou hoje o tempo inteiro entre os ponteiros,e de um modo consistente.A equipe vem trabalhando muito na reforma de seu bólido,e já começa a colher os frutos de tanto empenho.

A Ferrari voltou hoje a sentir o gosto de liderar uma prova com Raikkonen,mas também viveu o outro extremo ao ver Massa tomar uma volta daquela equipe que até os 45 min do segundo tempo não existia,a BrawnGP.
O lado positivo é que finalmente marcou míseros três pontos com Raikkonen,sacando o constragedor zero do placar.

A Renault hoje conseguiu um desempenho mediano com seus dois carros,Alonso conseguiu um oitavo lugar,o limite para esse carro hoje.
E Nelsinho Piquet finalmente conseguiu guiar uma prova inteira sem fazer bobagens,além disso foi uma pedra no sapato de Barrichello que penou e muito para ultrapassá-lo,desse modo o brazuca da Renault acabou no décimo lugar.
Fiquei imaginando a vibração na casa de Anselmo Coyote com a disputa,esse deve ter pulado de alegria hoje,é meu camarada desse vez não posso sacanear,o guri fez o que deveria fazer,mas convenhamos é pouco ainda.

6 comentários:

Anselmo Coyote disse...

Marcelão, na mosca!

Fiz a maior festa. De 15o para 10o com o carro-pipa foi uma façanha e tanto... rsrsrsrs! O guri começa a sair do buraco.

E aquela reclamação do 1B (nunca chamei ele assim...rs) qdo estava atrás do Nelsinho? Vc entendeu aquilo? Quero até ouvir a entrevista dele! Nem vou acreditar se ele reclamar do Nelsinho.

Acho que a assessoria de imprensa deve ter dado um puxão de orelhas nele e vai mandá-lo dizer que estava reclamando do Kers do Nelsinho na reta.

O Alonso teve um excelente momento assegurando a posição numa disputa com o Glock (?). Ainda bem que vc tá começando a perceber que a Tabajara é Tabajara mesmo.

O Kimi, mesmo tocado pelo Massa que se desvencilhava de um imbroglio com o 1B, matou a pau. A exemplo do Alonso, não podia ter sido melhor.

Abs.

Paulo Cunha disse...

Também só estou esperando a entrevista do Barrichello!

De resto, excelente análise Marcelo, concordo com tudo.

Bruno disse...

Eu tinha dito ontem, parece que o Nelsinho entrou em nova fase e fez boa corrida hoje. Para o alívio do brasileiro a fase européia irá começar.
Estranho aquela tática do Barrichello, de três paradas. Vai entender. O Button dispara e mostra que o carro da Brawn tem um ritmo de corrida invejável.
Abraços.

kimi_cris disse...

As primeiras voltas foram simplesmente espectaculares!

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Leandrus disse...

Os pontos perdidos por Vettel na Austrália estão fazendo falta? Imagina pro Kubica! Tá zerado no campeonato, a BMW foi muuuuito mal nas duas últimas corridas...muito triste pra quem foi a terceira melhor equipe do ano passado.

Eu concordo com o que disse do Nelsinho. Foi bem hoje, mas não é o bastante ainda. Precisa provar pro Briatore que pode continuar guiando para a equipe. Pelo menos ganhará mais confiança após esse resultado, já que não cometeu besteiras na corrida.

Ateh!

Anselmo Coyote disse...

Leandrus,

O Briatore deu um up grade meia-boca no carro do Nelsinho. Ele correu com o difusor usado pelo Alonso na China e com 20kg mais pesado. O Resultado foi esse.

Nelsinho e Briatore estão em débito. O Nelsinho tem que melhorar na classificação e a Tabajara na estratégia.

Já que não para o Nelsinho dar um pulo do buraco, que saia devagar.

Mas estão no caminho certo. Se não entrar "areia"...

Abs.