3 de abril de 2009

Soluções aerodinamicas

Agora já são quatro as escuderias que protestam contra os "difusores da discordia",são elas Ferrari,Red Bull,Renault e BMW.Elas esperam uma solução até o dia 14 de Abril,quando a corte de apelação da FIA irá se reunir,e finalmente decidir sobre essa questão.Por outro lado se não der em nada,elas já sabem o rumo a tomar "Se não pode vence-los,una-se a eles".

E como muitos ainda perguntam como funciona tudo isso,no excelente Blog do Fabio Seixas,o artista Marcos Smirkoff fez uma ilustração que explica perfeitamente todo o ganho de quem tem o difusor.


Esse é o que pode-se chamar de padrão,é totalmente reto na parte superior e com divisões verticais,ele tem uma altura padrão.


Esse é o famoso difusor da BrawnGP,o ar vem da parte frontal do assoalho,passa pelas fendas verticais é forçado no túnel formado pelo V do difusor. A parte de baixo desse V funciona assim como uma pequena asa, ampliando o efeito da parede superior do difusor,além disso a borda superior na altura do V,não é alinhada com o limite do carro,ele termina antes.Existe também uma estrutura deformavel que cobre a parte traseira da caixa de cambio,ela é curvada para cima,orientando também o fluxo de ar,ja nas equipes reclamantes a estrutura é reta.

Fonte:blog do fabio seixas

BY: Marcos Smirkoff

2 comentários:

Bruno Aleixo disse...

Hummm, estrutura deformável? Então será que é ilegal mesmo?

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Marcelo:

Não sei não, mas acho que todo mundo vai ter mesmo é que se adaptar ao novo artefato.