Enquanto o proximo GP de F1 não chega,que tal uma viagem no tempo para conhecer um pouco mais sobre dois naufrágios que aconteceram aqui em nossa região,na Bela Santa Catarina,mais precisamente no litoral do Municipio de Bombinhas.
Para que vocês possam entender,observem essa ilha na foto aérea logo abaixo,ela é chamada de ilhas da Galés,que hoje faz parte da Reserva Marinha do Arvoredo,na parte oeste repousa o cargueiro M/N Lily
Tudo aconteceu no dia 17 de Outubro de 1957 quando navio M/N Lily que fazia a rota Santa Catarina - Rio de Janeiro colidiu violentamente com a Ilha das Galés,fato esse ocasionado pelo forte nevoeiro que cercava a região.
O choque aconteceu por volta das 20:30h,a Nau de 1200 toneladas em questão era comandada pelo capitão Silvio Barbosa,estava carregada com vidraçaria,medicamentos,perfumes entre outros produtos.
Na época estava segurada em nove milhões de cruzeiros,sua carga foi totalmente perdida,por outro lado a tripulação foi resgatada sem nenhuma baixa.
O cargueiro repousa hoje no lado oeste da Ilha das Galés, a parte mais alta está a 4 metros de profundidade ,a mais baixa está a 17 metros.A visibilidade para mergulho é quase sempre perfeita,porém hoje devido a criação da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo,o mergulho não é mais permitido.
Uma pena ,pois tive a oportunidade de mergulhar algumas vezes para contemplar esse naufrágio,excursões em torno de 45 min conferindo tudo de perto.
É uma sensação fantástica ver a nau repousando no fundo do mar ,servindo de abrigo as mais variadas espécies de peixes,arraias,etc.
3 comentários:
Marcelo, meu amigo.
A paisagem é exuberante e a história do navio é bacana. Mas, só de falar em mergulho já estou claustrofóbico. Meu negócio é "fuças" ao vento.
Um abraço.
realmente, a paisagem é linda,mas mergulhar não é comigo, pelo o mesmo motivo do Anselmo.fuças ao vento!
Camaradas,
A sensação é fantastisca,a impressão que se tem é como se estivesse voando.
Postar um comentário