1 de junho de 2009
Tempo perdido?
Não é nenhum segredo que o motor é uma peça chave no esporte a motor,isso poderia explicar o excelente rendimento de Brawn e Red Bull,só que é bem mais que isso,ambos os carros nasceram de mãos que souberam explorar muito bem a parte aerodinamica,tanto Ross Brawn quanto Adrian Newey conceberam carros excepcionais.
Isso fica enfatizado se compararmos Brawn e McLaren,ambas usam a mesma usina de força,o motor Mercedes FO 108W,e na mesma linha de raciocinio a Red Bull e Renault dispoem do mesmo motor o RS 27.
Rendimentos tão distintos entre modelos empurrados por motores identicos,obviamente é explicado pelo projeto,coloque um canhão num carro ruim e veja o que acontece,nas retas anda que é uma bala,em contrapartida cai o rendimento nas curvas,perde tração, fica sem equilibrio nas freadas,consome pneus em excesso e por ai vai.
E como atingir o nivel desse pessoal então?São muitos os caminhos possiveis,que passam desde a famosa cópia de soluções já utilizadas por aqueles que estão na frente,muitos testes em tuneis de vento,e quando apenas isso não adiantar,lançar mão de novos componentes tecnologicos,que nem sempre estão aparentes,só que isso custa uma verba federal,e sem essa grana como seria possivel empreender uma caça aos lideres?É justamente nesse ponto que entra toda essa celeuma sobre o tal teto orçamentário,ferrenhamente atacado pelos grandes(leia-se Ferrari)
Ferrari,McLaren,BMW e Renault não entregarão os pontos,mas as duas primeiras gastarão os tubos ainda nesta temporada buscando atingir niveis competitivos,lançarão mão de todos os recursos possiveis para atingir esse fim,o problema é que a cada corrida que passa o tempo fica menor,deixando aquela sensação de tempo perdido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
ahá, boa analogia do carro c/ canhão..pensava parecido, a analogia caiu como uma luva.
creio que essa corrida será o teste p/ se avaliar o quanto a Ferrari e a Red Bull melhoraram. mas acho que o difusor duplo na Red Bull não vai trazer tanta vantagem assim, mas a Ferrari é uma aposta p/ mim lá. não p/ vencer,mas p/ estar perto.
vou postar algo sobre essas expectativas la no Histórias e Velocidade assim que respirar um tanto nesse fim de semestre f....... da faculdade. Abraços!
Excelente post...
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Não se esqueça da Force India, que também tem motores Mercedes...
É verdade Groo,mas daquele mato não sai coelho.
é verdade. com o teto orçamentário, carro mal construido vai ficar mal construido, pois o tempo de evolução vai ser ainda mais longo do que atualmente.
Como as coisas mudam, Marcelo.
Em mil novecentos e Hebe Camargo Enzo Ferrari disse:
"Aerodinâmica é preocupação para quem não sabe fazer motor.".
Abs.
Caro Marcelo:
É o típico caso do "primo pobre" suplantando o primo rico.
Postar um comentário