
O terceiro GP Brasil realizado no Rio de Janeiro,na saudosa pista de Jacarepaguá foi uma corrida espetacular e marcada por muita polemica,era a segunda prova da temporada.
Na largada,a Ferrari de Gilles Villeneuve e a Renault de Arnoux equipadas com motores turbinados tomaram a ponta seguidos de perto por Keke Rosberg,a bordo de sua Williams aspirada,que na primeira oportunidade superou Arnoux.
O brasileiro Nelson Piquet,então campeão mundial vinha numa fantástica prova de recuperação,em poucas voltas já babava na cola de René Arnoux que estava em 4º,conseguiu superar o frances no mergulho da Curva Sul,em seguida foi a caça de Rosberg com quem travou um feroz duelo,foram voltas de pura adrenalina com troca de posição intensa,até o brasileiro conseguir superar o finlandes de forma definitiva.
Restava agora Gilles Villeneuve que seguia na ponta,Piquet na ansia da liderança,acabou forçando a passagem sobre o canadense que por muito pouco não estampou o guard-rail,assim o brazuca assumiu a ponta e venceu a corrida.
Na cerimonia do pódio, Piquet chegou a desmaiar devido ao esforço e ao forte calor.
Dias depois a FIA decidiu desqualificar Nelson Piquet e Keke Rosberg porque a Brabham e a Williams tinham descoberto uma falha no regulamento, que estipulava um peso mínimo para cada carro, eles fizeram um sistema de resfriamento dos freios com água,no inicio da corrida,eles estavam com o peso mínimo, mas como durante a corrida aquela água era usada,e o carro ficava mais leve, levando grande vantagem em relação aos carros turbo, no final da corrida, o regulamento permitia a "reposição" de fluídos antes da pesagem, então os carros voltavam a ficar dentro do regulamento.
No final das contas, a FIA decidiu desclassificar Piquet e Rosberg, e a vitória caiu no colo de Alain Prost.
4 comentários:
Grande relato, Marcelo!!
Foi uma grande vitória de Nelson Piquet, mas esse esquema acabou sendo descoberto. De qualquer forma quem ganhou na pista foi o Piquet.
Abraço!
Leandro Montianele
"... a Brabham e a Williams tinham descoberto uma falha no regulamento...".
Fazer regulamento sem furos para quê, né?
Sem comentários.
Abs.
se pensa xára, aquela de jorrar água pela pista é muito pior do que bater de propósito, comparando com a do filinho de piquet. e não ia ter mecánico dizendo que não sabia de nada
então, papai piquet devi de ficar calado e não dar entrevistas, que essa foi muito sacana...
Se a gravidade de um ato antiesportivo dependesse de pitacos sem pé nem cabeça de torcedores cabeças-de-bagre não haveria esporte porque "quod gratis affirmatur, gratis negatur.".
Onde existe um mínimo de organização o regulamento é o norte e mesmo assim ainda ocorrem absurdos como esse.
É por essas e outras interpretações canhestras que dia após dia a F1 se torna menos atrativa.
E não adianta tentar se reinventar com regras mal feitas e porcamente interpretadas.
O que a Brabham e a Williams fizeram não estava previsto como "falta". A punição foi no puro "achismo". Só uma besta ignora que que o que não é proibido é permitido.
Abs.
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