13 de outubro de 2009

GP BRASIL 1993 - Uma vitória épica


Era dia 28 de Março de 1993,um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial,Ayrton Senna venceria pela segunda e ultima vez um GP em sua terra natal.

Correndo pela McLaren,Senna largava no terceiro posto,logo atrás da dupla da "Williams de outro planeta"como Ayrton chamava,tamanha era a supremacia imposta pela equipe inglesa,logo tudo levava a crer que Senna não teria a menor chance.

No inicio da corrida,as Williams dispararam,como era esperado.Tudo caminhava para uma vitória fácil de Alain Prost,mas aconteceu o inesperado,o tempo fechou rapidamente,derramando uma forte chuva em Interlagos,mudando todo o cenário da prova.
Prost que não era muito amigo da pista molhada,perdeu o controle do carro no final da reta dos boxes e acabou batendo em Cristian Fittipaldi que tinha rodado naquele ponto momentos antes,o céu desabava sobre Interlagos.

O Safety car entra na pista e a torcida começava a vibrar,pois com a pista molhada e o francês fora, passar Hill era questão de tempo,Senna trocou os pneus no momento certo,tanto no momento da chuva,quanto no instante em que a pista começava a secar,ele voava na pista em qualquer condição,ganhando posições até chegar em Hill,e com um belo chapéu no inglês assumiu a ponta abrindo uma vantagem de mais de 15 segundos ,completando o pódio surgia um alemãozinho de queixo grande,um tal de Michael Schumacher.

Após receber a bandeirada,a torcida delirava em Interlagos.Senna fazia a volta de retorno ,quando parou para apanhar uma bandeira e o motor morreu,então não tendo como sair, Ayrton subiu no carro e caiu literalmente nos braços da torcida,uma vitória fantástica.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Eu me lembro muito bem da cena: Ayrton de braços erguidos emergindo de uma aglomeração que havia cercado seu maclaren.

E a ultrapassagem em cima do Damon Hill criou o drible do carro, já que o Senna fingiu que foi,voltou e quando o inglês pensou que não... Já era.

Ridson de Araújo disse...

Drible da vaca...criou escola...

Uma F1 de outra era, parece que de outra realidade tb.

A morte de Senna e a saída de Prost em 1993 fizeram parecer que a F1 era um filmaço que terminou em Adelaide.

João's F1 disse...

Épico mesmo

Eu Estava presente e isso me emociona até hj quando invoco minhas lembranças