18 de outubro de 2009

GP do Brasil - A corrida


Como bem falou o grande parceiro Veltoya,Button teria duas chances para sacramentar o campeonato,e hoje ele resolveu arriscar,partiu para cima dos adversários a sua frente,pilotou de forma agressiva e foi galgando posições,sim a sorte ajudou,mas hoje o ingles fez por onde,foi a sua melhor atuação desde a Turquia largou em 14º terminou no 5º lugar, e de quebra sagrou-se Campeão Mundial de F1,um titulo merecido por tudo que fez ao longo da temporada.

Interlagos pelo 5ºano consecutivo consagra um campeão,em 2005 e 2006 foi Alonso,em 2007 foi Raikkonen,em 2008 Hamilton e agora chegou a vez de Button.

Na corrida a vitória ficou com Webber,Barrichello fez o possivel,mas não foi o suficiente e ainda por cima teve um pneu furado,Webber fez o dever de casa acompanhando o brasileiro de perto até sua 1º parada,depois foi só administrar,pois a Red Bull tinha o melhor carro,tanto que seu parceiro Vettel vindo do fundo das profundezas acabou a prova em quarto.

As primeiras voltas foram eletrizantes,depois a corrida foi esfriando e terminou numa monotonia de doer,a torcida brasileira presente em Interlagos mais uma vez se frustou com Barrichello,sua falta de sorte nesta pista é algo fora do normal,um pódio que parecia certo resultou apenas num 8º lugar.

Robert Kubica e Lewis Hamilton pilotaram muito hoje,não foi a toa que completaram o pódio,o polaco foi agressivo o tempo inteiro,conseguindo extrair tudo e mais um pouco de sua bomba alemã,merece uma salva de palmas.
A McLaren soube aproveitar muito bem a entrada do Safety Car,ousaram na estratégia e conquistaram um pódio com Hamilton.

Raikkonen também teve uma bela atuação,chegou a cair para ultimo após o toque na primeira volta com Webber,acabou em sexto,nem parece que foi demitido.

A Brawn(quem acreditaria nisso no inicio do ano)fez o campeão do mundo e de quebra levou o campeonato de construtores,sem dúvida alguma a equipe mereceu a conquista.

Final:

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 72 voltas em 1h32min23s081
2º. Robert Kubica (POL/BMW), a 7s626
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s944
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 19s652
5º. Jenson Button (ING/Brawn), a 29s005
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s340
7º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 35s991
8º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 45s454
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
10º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min10s665
11º. Vintantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min11s388
12º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min13s499
13º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta

Não completaram:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 31 voltas
Nico Rosberg (ALE/Williams), 28 voltas
Nick Heidfeld (ALE/BMW), 22 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1 volta
Fernando Alonso (ESP/Renault), 1 volta

Melhor volta: Mark Webber - 1min13s733 ( 25ª volta )

4 comentários:

Leandrus disse...

Pois é cara, Button hoje fez uma corridaça. Gostei muito da atitude dele de se arriscar e tentar a assegurar logo o título, que aliás foi merecido por tudo que fez na primeira metade de campeonato.

Kubica, Hamilton, Vettel e Raikkonen mostraram porque são grandes pilotos, (tirando o polaco) saíram de condições adversas e conseguiram belos resultados. Torço muito para que ano que vem todos tenham carros bons a disposição, merecem brigar por vitórias e pelo título. Talvez façam brigas até melhores do que as que tivemos esse ano, com Button, Rubens e Webber.

Ateh!

Ron Groo disse...

Corrida boa, que botou os pingos nos is e ainda mostrou que nem tudo que vem do japão é pokemon.

Koba na Williams já!

Net Esportes disse...

exatamente, esse Button merece o título, e não o Button burocrático do Japão e outras corridas por exemplo, ele não fez mais nada de louvável depois da oitava corrida, porém já havia feito algo tão incrível que por si só já o fazíam merecer a conquista .... quem sabe agora mais relaxada ele até ganhe a última corrida .....

Anselmo Coyote disse...

Marcelo,

Hamilton, Kubica, Vettel e Raikkonen fizeram corridas excelentes, não tenho dúvidas.

Mas de todos, o pior foi o narigudo e o Vettel. O Raikkonen botaria tempo, e muito, em cima de todos três. O cara enfrenou atentado terrorista com explosivos, inflamáveis, pirulitos sabotadores terríveis e outros "bichos" tão ou mais ofensivos e destruidores. Por isso foi o melhor dos melhores.

Ele largou, ganhou duas posições, foi tocado pelo Sutil (vc não constou) e pelo Webber. Caiu para 18o último e chegou em 5o, totalizando 15 posições. Duas (no máximo três) foram por abandono, mas o resto foi no braço com a chapeuzinho vermelho que, diga-se de passagem, só anda nas mãos dele ou do Massa. Nenhum dos outros fez isso.

Abs.

PS. E teve o Kobayashi. Aquilo pode ter sido apenas um lampejo, mas foi para detonar Grosjean, Alguersuari, Buemi, Badoer, B. Senna, Di Grassi, Fisichella, Nakajima, Kovaleinen e mais uma porção. P.Q.P... o japa além de não amarelar mandou bem demais.

A Toyota tem que abrir os olhos, se é que isso é possível. Errarão feio de japonês.

Tente lembrar se algum piloto estreou daquele jeito?

Abs.