27 de outubro de 2009

No túnel do tempo - "Campeões" sem titulo


A categoria máxima do automobilismo é repleta de histórias apaixonantes com pilotos excepcionais que jamais conquistaram um campeonato.

Poderiamos começar citando o sueco Ronnie Peterson,que fez dupla com Fittipaldi em 1973 na Lotus,morreu em decorrência de um acidente na largada do GP da Itália de 1978,quando disputava o titulo com seu então companheiro de Lotus,Mario Andretti,muitos apostavam que seu título seria certo.

O maluco Gilles Villeneuve,é mais um que merecia melhor sorte,fazia tanta loucura nas pistas que até o comendador Enzo Ferrari,chefe e descobridor, puxava suas orelhas vez ou outra,por outro lado dava show,lutava até o fim,morreu nos treinos para o GP da Bélgica em 1982.

François Cevert,foi o piloto quem mais simbolizou a figura do fiel escudeiro(de Jackie Stewart, na Tyrrell),seu titulo era tido como certo em 1974,pois Stewart iria se aposentar, porém, morreu no treino de classificação da última corrida de 1973, nos EUA.

É dificil apontar esse ou aquele como o maior dos campeões sem título,mas se houvesse essa premiação,diria que foi sir Stirling Moss,figura muito respeitada no circo da F-1 até hoje.
Correu contra a maior lenda do automobilismo,o argentino Juan Manuel Fangio,que chegou a afirmar que Moss era melhor que ele,o ingles foi três vezes vice do pentacampeão.
Leva pelo conjunto da obra.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Como disse no meu texto de hoje, é curioso. A gente ama estes caras que não ganharam titulos e debocha de gente que levou o caneco com mérito e justiça.

Mas eu não sou diferente de ninguém... Faço o mesmo e me divirto pacas!

Leandrus disse...

A chance do Gilles foi em 1979. Só que preferiram priorizar o Jody Scheckter, que é um desses campeões que ninguém lembra (né, Groo? rs)

Aliás, me lembrei de uma foto que vi há um bom tempo no blog do Capelli. Era uma em que a Honda (RIP) anunciava num documento alguma festa ou algo do tipo com a presença "do campeão mundial de 1979 Jody Scheckter". Pois bem, alguém foi lá, pegou o papel, envolveu a parte onde estava escrito "campeão mundial de 1979" puxou uma seta e tascou bem grande: "Gilles Villeneuve".

Ateh!

Bruno disse...

eu não desmereço o título do Scheckter. O Gilles teve chance de vencer mas foi azarado.
Eu juntaria o Bruce McLaren na lista.
Mandando bem nas histórias, Marcelo.

Unknown disse...

xará, não esquece de Stirling Moss aquele excepcional velinho que ficou no vice campeonato acho que 5 veces. o 1b dos 50's foi também um grande piloto

Marcelonso disse...

É meus amigos, a lista vai longe como bem lembraram o Brunão e o Xará.



abraços

Felipão disse...

Grande lista, Marcelo...

Colocaria aí o Ickx, o Gonzales, Regazzoni, McLaren e o Von Trips tbém...

De Gennaro Motors disse...

belo post mesmo.....e como q vc ta ?

tudo OK

abraço

De Gennaro Motors