21 de outubro de 2009

No Túnel do tempo


Ronnie Peterson,foi um dos maiores pilotos da história da F1,apesar de nunca ter conquistado um campeonato,começou na March em 1970,onde permaneceu por três temporadas,depois mudou-se para a Lotus onde formou em 1973,uma das melhores duplas da categoria com o nosso glorioso Emerson Fittipaldi,naquela maravilhosa Lotus preta e dourada,permaneceu na escuderia por quatro anos,uma cena marcante protagonizada por Peterson foi na luta pelo título entre Emerson e Jackie Stewart.

Emerson precisava da vitória no GP da Áustria e como Peterson já não tinha mais chances no campeonato,o mago Colin Chapman ordenou a inversão das posições.
Louco da vida com a ordem recebida,o sueco simplesmente abriu passagem em plena reta de Zeltweg na Austria(sim aquele mesmo autódromo onde Barrichello em 2002 deixou Schumacher passar para vencer),diminuindo a velocidade e fazendo sinal com o braço para fora para Emerson passar,só que de nada adiantou,algumas voltas depois o motor da Lotus do brasileiro abriu o bico.
Na prova seguinte em Monza,a situação era a mesma,mas dessa vez não houve ordem de inversão,e desse modo quem acabou campeão foi Stewart,que conquistou seu tricampeonato.

Peterson chegou a pilotar em 1977 para a Tyrrel,depois acabou retornando para a Lotus onde em 1978 lutou diretamente pelo campeonato,dessa vez contra seu companheiro Mario Andretti,mas um acidente na largada do GP de Monza,onde seu carro acabou explodindo resultou em lesões profundas que causaram sua morte no hospital na manhã seguinte,tinha 34 anos.

Era um piloto extremamente corajoso e arrojado,era o rei do drift,manobra que realizava com frequencia nas provas,é uma lenda na história da F1.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

belo post amigo !