14 de março de 2010

GP do Bahrein - A corrida em pitacos

Um inicio de Mundial  aguardado com profunda ansiedade por todos esse malucos que curtem o esporte a motor,muitos apontavam que seria um começo impar,com  ultrapassagens,brigas intensas a prova inteira,possibilidade de pane seca,problemas com pneus,enfim uma série de ingredientes que viriam adicionar o tempero a tanto tempo esperado na F1,infelizmente o que se viu foi uma prova monótona com os carros seguindo em fila indiana,disputas mesmo foram poucas.
Ainda é cedo para malhar  esse novo formato,concordo que é preciso dar mais  tempo a equipes e pilotos para que possam compreender melhor a nova dinâmica da prova e tudo mais,mas uma coisa é certa,em circuitos como esse teremos corridas pra lá de monotonas.

Mas vamos aos pitacos,na largada Alonso partindo do lado emborrachado se deu bem,superou Massa na segunda curva e assim começou a construir sua vitória,o espanhol manteve o brasileiro sob controle o tempo inteiro,e na impossibilidade de ultrapassar Vettel passou a acompanha-lo esperando por um problema,e aconteceu,foi quando o espanhol deu o bote e assumiu a ponta para não mais perde-la.

Felipe Massa que ontem havia ficado à frente do espanhol,hoje sentiu o gosto amargo de ser superado pelo companheiro,ainda assim o segundo posto não foi um mau resultado.Mais uma vez o brasileiro provou que está perfeitamente recuperado do acidente na Hungria,andou sempre próximo do parceiro e no final com problemas de superaquecimento teve que tirar o pé.

Lewis Hamilton que não gostou nada da falta de competitividade da sua McLaren fechou o pódio,que aliás foi conquistado graças ao problema no carro de Vettel.
Já seu parceiro de escuderia o atual campeão Button fez uma prova discreta e acabou em sétimo,e como já falei outras vezes,serão raras as vezes em que ele irá superar Hamilton.

A Red Bull tem um excelente carro,desenhado pelo mago Adrian Newey,conduzido pela revelação alemã Sebastian Vettel,mas que é empurrado pelo inconsistente motor Renault,não fosse o problema apresentado na unidade do alemão,a vitória teria sido moleza.
Ainda assim Vettel segurou o quarto posto somando pontos que podem ser valiosos lá no final do campeonato.Seu parceiro Webber numa atuação apagada(o que é normal)conseguiu apenas oitavo posto.

A Mercedes confrmou aquilo que esperava,o carro não tem condições de lutar pelas primeiras posições,pelo menos nas primeiras provas.
Hoje Rosberguinho levou vantagem sobre Schumacher,tem muita gente dizendo que a velho alemão está acabado,só que não é bem assim.
Vai levar algumas corridas,mas certamente ele vai superar seu parceiro e sua equipe vai melhorar,a combinação Schumacher-Brawn-Mercedes não pode e não deve ser menosprezada.

Ponto também para a Force India,que hoje parece ser a 5º força do campeonato,o time somou dois pontos com o nono lugar do italiano Luzzi,e só não colocou os dois carros na zona de pontos  devido ao enrosco entre Sutil e Kubica na primeira volta.

Na Williams que nos treinos de inverno aparentava estar mais a frente,na prática mostrou que vai lutar para estar entre os dez primeiros e olhe lá.
Hulkenberg que partiu à frente do seu parceiro,pagou o preço da falta de experiencia e acabou se complicando,no fim o glorioso Barrichello conseguiu somar um pontinho para o time de Grove,para felicidade de Tio Frank,Marcão,Groo,Felipão e toda a legião de fãs dessa simpática equipe.

Enquanto isso na série B, a equipe Lotus merece aplausos de pé,seus dois carros chegaram ao final da prova e inteiros,ainda que tenham se arrastado pelo circuito,suas companheiras  de divisão,Virgin e Hispânia não conseguiram nem 20 voltas com seus carros feitos de papelão e durex.

Em suma,com a nova dinâmica da categoria as brigas deverão acontecer na segunda metade da prova quando o desempenho dos carros vai variando,e claro quando a pista também contribuir para isso.
A Ferrari comprovou na prática que tem um bom carro,e que a confiabilidade será fundamental nesta temporada,o que não é o forte dos motores Renault da Red Bull,apesar do excelente carro.
Mercedes e McLaren estão mesmo um pouco atrás,mas será um questão de pouco tempo para alcançarem os ponteiros,esse é o famoso G4 que irá dominar as primeiras posições ao longo do ano,o resto será só o resto.

Tomara que a próxima prova na Austrália seja bem melhor do que essa.


4 comentários:

kimi_cris disse...

A corrida foi um pouco monotona, mas acho que se o Vettel nao tivesse aquele problema iriamos ter um grande duelo no final da corrida.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

F-Brasil disse...

Éh Marcelo esse ano prometia ser mais competitivo, tudo bem que é ainda a primeira corrida do ano, mas que não teve emoção não teve não, quem achou que sem os reabastecimentos iria ter mais ação, quebrou a cara.Hoje continuou a ser a F1 dos últimos anos (Fila 1ndiana)

pulguitaatodogas disse...

Magnífica carrera de Fernando y Felipe y fabuloso resumen el que haces y con el que estoy de acuerdo,
Hemos disfrutado viendo ganar a Ferrari: 1º y 2º!!!!
Va a ser un año lleno de éxitos, seguro.

Felipão disse...

eu sempre achei a australia o lugar ideal para se iniciar uma temporada. Agora eles me colocam a corrida de abertura logo no Bahrein. Só pra decepcionar o público... e eu concordo com vc... acho que as disputas acontecerao mais na segunda metade pra lá...