25 de março de 2010

Soluções aerodinâmicas

Um dos objetivos da FIA com  as alterações nos projetos dos novos bólidos no ano passado era restringir o desenvolvimento aerodinâmico,desse modo acreditava-se que os times partiriam em busca de uma maior aderencia mecânica e consequentemente as ultrapassagens retornariam.

Ledo engano,os projetistas avidos pela busca de cada décimo de segundo que faz a diferença na pista,mesmo com restrições conseguiram desenvolver novas soluções,um exemplo é a nova asa dianteira do RB6 mais nova cria de Adrian Newey,agora concebida repleta de divisões,curvas e buracos de ventilação que buscam otimizar o fluxo de ar.

2 comentários:

Ridson de Araújo disse...

Chega a ser cômico, cômico, cômico, o fato deles estarem se queixando da falta de utrapassagens com tantas maracutaias... entretanto, se todas elas pudessem usar de atualizações aerodinâmicas sem que isso necessariamente evitasse a aproximação dos carros entre si, apenas acarretando no aumento de performance, por mim seria muito válido e bom para o esporte.

Não tem jeito: ou vc coloca condições bem doidas para carros e pilotos, ou vc muda os circuitos.

Abraço Marcelo e até a corrida.

Ron Groo disse...

Não conseguem mesmo acabar com esta praga de penduricalhos.
Proibiram todos os apêndices aerodinâmicos em cima dos carros, então as equipes os transferiram para baixo, em forma de difusor.
E estas pequenas asinhas e aletas em cima das asas dianteiras dos carros é a volta, pouco disfarçada daquela praga.