16 de maio de 2010

Red Bull com o pé nas costas,ou seria com a asa?

Monte Carlo tem tradição,belas paisagens,glamour e tudo mais,só que corridas boas faz tempo que vemos por lá.
Ano passado foi um passeio de Jenson Button,essa ano foi de Webber.
A corrida em Monaco pode não ter sido tão chata quanto a ultima na Espanha,ainda assim ficou devendo no quesito emoção,foi uma prova meia boca.

Mark Webber soube aproveitar mais uma vez a superioridade de sua bela máquina azul ,ganhando sem dificuldades de ponta a ponta.O piloto australiano conquista sua segunda vitória na temporada,a quarta na carreira e de quebra assume a liderança do campeonato,quem diria?Eu não!

Seu companheiro Sebastian Vettel foi mais um que se deu bem,fez uma boa largada tomando o segundo posto de Kubica da Renault,logo na primeira curva,e foi só.Depois seguiu num lindo trem azul rumo ao pódio,garantindo a dobradinha da equipe energética.
Robert Kubica que havia sido brilhante nos treinos,não tinha muito o que fazer depois da ultrapassagem de Vettel,manteve o terceiro posto e rumou ao pódio,era o máximo que poderia almejar,e convenhamos ficou de bom tamanho.

O brasileiro Felipe Massa foi mais um que seguiu na mesma linha,com Alonso largando lá no fundão,tinha a obrigação de fazer um corrida consistente e fez,acabou na 4º posição.
Se não foi brilhante,pelo menos garantiu pontos importantes e o mais importante chegou a frente do espanhol.

E por falar em Alonso,esse sim trouxe alguma emoção para a prova até a 30º volta.
O piloto espanhol se aproveitou do primeiro Safety Car logo na primeira volta,trocou os pneus e partiu para o ataque,vinha babando em 23 voltas partiu de último para sexto lugar,fez uma corrida irretocável,até a ultima curva da última volta,quando na relargada acabou surpreendido pelo “velho” alemão Michael Schumacher e terminou em sétimo,seguido de Nico Rosberg da Mercedes que pela segunda vez acaba atrás do companheiro.

A McLaren hoje foi discreta,Lewis Hamilton conquistou apenas o quinto lugar,reclamou boa parte da corrida de problemas nos freios,no fim seguiu a orientação da equipe e seguiu a turma no trenzinho.
Já seu parceiro Button com superaquecimento no motor abandonou logo nas voltas iniciais,sua equipe simplesmente esqueceu de retirar um tampão que é colocado no radiador para que não entre sujeira,resultado o motor ferveu!Como diria meu camarada Veltoya "time juvenil!"
Fechando a zona de pontos aparecem os dois carros da Force Índia,Adrian Sutil seguido de Vitantonio Liuzzi,o que diga-se já deixou de ser surpresa há muito tempo,deve estar todo mundo dançando no Motorhome da equipe,inclusive Tio Ali.

Rubens Barrichello vinha fazendo tudo certo,fez uma bela largada ganhando três posições,mas depois da parada vinha baixando a performance,até que perdeu a traseira e estampou sua Williams no guard rail,um baita prejuízo para o Tio Frank,que já tinha perdido o outro carro no inicio da prova em condições semelhantes.
E pra completar,Barrichello atirou o volante para fora e se não me engano uma Force India passou por cima,parece que os espanhois estão colando os cacos e logo mais vão colocar no carro pra ver como fica!

Lucas di Grassi mais uma vez com problemas acabou abandonando na volta 29, Bruno Senna conseguiu ir mais além,mas acabou fora na volta 62.

A sessão pastelão ficou hoje por conta de Trulli,que deve ter atendido o pedido do seu engenheiro ao pé da letra quando tentou passar Chandhok no contorno da Rascasse,resultado tremendo prejuizo para ambos os times.

O campeonato finalmente tem a realidade restabelecida com o domínio total da equipe Red Bull,com a liderança do Mundial de Pilotos e de Construtores,era questão de tempo para isso acontecer.
Se é possivel parar esse time?Do jeito que vai,será uma missão praticamente impossivel!

4 comentários:

kimi_cris disse...

Mais um dominio da Red Bull e de Webber, o australiano está-se a msotrar que é tão bom com Vettel.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anderson Nascimento disse...

Acho que Webber foi incrível de novo e é ele o favorito para o título. Dos candidatos ao título é o que mais tem experiencia. O GP de Mônaco ao meu ver foi bom merece nota 7.

Marcos Antonio disse...

a corrida em monaco foi razoável,mas falta ver o Webber ganhando sem ser o pole...

Unknown disse...

Marcelo, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.