13 de junho de 2010

GP do Canadá - Alguns pitacos da corrida

Montreal sempre nos brinda com belas provas e hoje não fugiu a regra,pode não ter tido safety car(nem precisava,diga-se) para embaralhar,mas a pista abrasiva que só ela,comeu borracha com vontade deixando pilotos e engenheiros malucos,teve pega para todo lado a prova inteira.

Hamilton hoje fez "a corrida",o jovem inglês que já vinha dando show nas provas anteriores fez uma corrida irretocável,soube usar a cabeça e os pés quando precisou.O jovem inglês mostra que está mais vivo do que nunca na luta pelo campeonato.Sai de Montreal levando na bagagem a liderança do Mundial.

Button vem na dele,como quem não quer nada.Aproveitou um tremendo vacilo de Fernando Alonso e deixou o espanhol para trás,conquistando assim mais uma dobradinha para o time prateado.

A Ferrari foi verdadeiramente uma surpresa com Alonso em Montreal,depois de longo e tenebroso inverno o time vermelho voltou a liderar uma corrida e chegou a dar a impressão que poderia lutar com Hamilton pela ponta,mas foi só impressão mesmo.
Apesar do espanhol ter tirado performance da manga,seu terceiro lugar teve um gosto bem amargo por ter sido superado por Button no trecho final.

Felipe Massa teve uma corrida para esquecer,na largada se enroscou com a Force India de Luizzi e acabou com o bico quebrado,depois teve que buscar uma prova de recuperação.Acontece que o brasileiro não é o tipo de piloto que consegue resolver suas ultrapassagens rapidamente,pelo contrário elas demoram demais.
Mas aos trancos e barrancos estava conseguindo se recuperar,e quando já estava nos pontos foi fechado por Schumacher quando tentou ultrapassar o "velho kaiser", e lá se foi mais um bico e qualquer chance de somar pontos.

A toda poderosa Red Bull até pareceu ter  a estratégia certa para vencer,largando com pneus mais resistentes que toda a turma da frente,tentou atrasar a parada ao máximo,só que não deu.
A borracha dura ou mole era devorada pela pista com uma voracidade que não lembro de ter visto igual.
No fim o time rubrotaurino teve que se contentar com posições intermediárias,bem longe das habituais.
Vettel terminou em quarto e Webber em quinto.
Começam a pagar o preço da bobagem cometida na última corrida com Mark Webber caindo para terceiro no campeonato e a McLaren se distanciando na liderança no de Construtores.

A Mercedes pode começar a pensar no ano que vem,definitivamente o carro não consegue lutar pela ponta.
Rosberguinho ainda se virou e arrumou um sexto lugar,já Schumacher mesmo com o carro longo hoje não foi nem sombra daquele de outrora,ainda tentou ser combativo em alguns momentos,no fim conseguiu aparar a grama do circuito em alguns pontos e terminou em 11º,sendo superado por duas Force India quase ao mesmo tempo.

O mundial segue mais aberto do que nunca,e com a promessa de vida dura para até então imbatível Red Bull,pelo menos até a próxima prova em Valência.

No Mundial de pilotos Hamiton tem 109 pontos,contra 106 de Button e 103 de Webber.Alonso com 94 ainda sonha e Vettel com 90 tem boas chances pelo equipamento que tem,o resto pode esquecer.

Um comentário:

Anderson Nascimento disse...

Realmente de Vettel para trás ninguém tem mais chance. Massa terá que suar muito para não ficar atrás de Kubica e Rosberg, o que seria ainda mais feio.