29 de agosto de 2010

GP da Bélgica - Pitacos da corrida

 
Como de hábito,a pista belga sempre proporciona corridas boas e hoje não fugiu a regra.A pista tem caracteristicas que fazem desse circuito um dos mais desafiadores da temporada,some a isso um tempo completamente instável,que molha aqui,seca ali e tenha como resultado corrida boa.


Lewis Hamilton hoje foi quase perfeito,liderou de ponta a ponta,dominou a corrida em tempo integral.Seu único erro foi em seguir na pista molhada com pneus slicks,acabou escapando da pista e por muito pouco,mas pouco mesmo,não acabou fora da disputa,o que seria um tremendo pecado.Hamilton renasce na luta pelo campeonato num momento oportuno,terá em Monza mais uma chance de ampliar a vantagem frente a Mark Webber,já que a pista italiana em tese,é favoravel aos carros de McLaren.

A disputa do título aponta uma polarização entre Hamilton e Webber por tudo que aconteceu hoje em Spa.Sebastian Vettel numa atuação abaixo da critica acabou de uma vez só eliminando dois concorrentes na disputa,ele próprio e o pobre do Jenson Button numa manobra enfadonha.O jovem alemão vem dando seguidas demonstrações em como se perde um campeonato com um carro fabuloso.Ainda tem chances?Pelo carro que tem nas mão,diria que sim,mas pelo modo como vem pilotando nas últimas corridas diria que não.

Agora se teve um sujeito com sorte neste final de semana, ele atende pelo nome de Mark Webber.Tudo indicava que o australiano teria dificuldades.Já na sexta-feira teve problemas e não conseguiu fazer bons tempos, mas no sábado tudo começou a virar,fez o melhor tempo na terceira sessão e na parte final da classificação encaixou uma bela volta em sua primeira oportunidade,e num golpe de sorte a chuva caiu,impossibilitando que outros tentassem melhorar.No domingo parecia que tudo iria ruir novamente com sua péssima largada,quando caiu para oitavo.Mas com a mancada de Vettel aliada a uma excelente recuperação, acabou em segundo,ficou no lucro.

Pelas bandas da Renault,Robert Kubica confirmou com o terceiro lugar que a Renault cresceu muito,seu parceiro Vitaly Petrov que errou ontem logo no inicio da classificação,acabou se recuperando durante a prova e finalizou em oitavo.Hoje a escuderia francesa pode ser apontada como a 4º força da categoria.

Na Ferrari tudo deu errado,primeiro a equipe errou no sábado quando reservou os pneus novos de Alonso para o final da qualificação.Quando o espanhol calçou novos "sapatos" já era tarde,a pista estava molhada.Desse modo, largou no fundo,em décimo.

Mais carros por perto,maior a chance de enroscos,e foi o que aconteceu,Barrichello perdeu o ponto da freada da Bus Stop na primeira volta e acertou o carro do espanhol.Alonso ainda tentou se recuperar,chegou a entrar nos pontos,no fim errou sozinho, acabou fora da corrida e praticamente deu adeus a chance de título.

Felipe Massa ainda que tenha conseguido levar sua Ferrari ao quarto posto,fez uma corrida burocrática.Quando teve a chance de arriscar para tentar lutar pelo pódio e quem sabe pela vitória não o fez.O brasileiro poderia ter colocado pneus intermediários antes de Hamilton,Webber e Kubica que estavam a sua frente e decidiram seguir na pista molhada com pneus sliks,só que Massa e a Ferrari decidiram seguir atrás dos ponteiros.

Adrian Sutil em mais uma prova consistente levou a Force India ao quinto lugar,esse alemão está merecendo uma chance numa equipe melhor para tentar alçar voos maiores,tem feito uma bela temporada.

Quem merece palmas de pé é Kamuy Kobayashi ,novamente largando lá onde o vento faz a curva(17º),o japa fez uma excelente prova de recuperação a bordo de sua gloriosa Sauber,acabou num honroso oitavo posto.

Outro time que arrumou uns pontos foi a Mercedes,largando lá atrás Nico Rosberg e Michael Schumacher seguiram a estratégia de Ross Brawn e trocaram pneus na hora certa,subiram na classificação terminando em sexto e sétimo respectivamente.

Fechando a turma dos que arrumaram pontos, aparece Jaime Alguersuari da Toro Rosso.Esse moleque vem provando que sabe guiar, pela pouca bagagem que tem, andou muito bem numa pista que estava complicada.

Barrichello em sua corrida festiva não completou nem a primeira volta,uma pena para o brasileiro que teria condições de fazer uma prova interessante nas condições que se apresentaram.

Nenhum comentário: