23 de setembro de 2010

Cingapura, uma pista de autorama

A Formula 1 desembarca em Cingapura, para a 15ª corrida da temporada. Particularmente não gosto nada dessa pista.

O traçado de rua é o que menos exige força dos motores no ano, os pilotos passam apenas 48% do tempo de volta em aceleração plena.
É uma corrida longa, com o agravante de condições climáticas terriveis para pilotos: muito calor e alta umidade.
Além disso o circuito exige muito do cambio, com mais de 60 mudanças por volta. O que dá um total aproximado de 3660 mudanças ao longo da prova.


Logo, os pilotos necessitam de um excelente preparo físico e muita hidratação para lidar com esse calor nos moldes de Brasília, durante as 61 voltas da prova. Neste ano a complicação provavelmente será ampliada, como já falamos no post abaixo a possibilidade de pista molhada é grande, e até hoje os bólidos jamais andaram sob luz artificial nestas condições.

Se cair a mesma quantidade de agua que tem sido despeja ao longo dessa semana em Cingapura, é bem provável que tenhamos uma corrida encurtada e capitaneada pelo Safety Car, ou quem sabe ainda, sob o risco de ser cancelada.

Acontecendo a corrida, quem deve andar bem nessa pista de autorama é a Red Bull por todo o seu conjunto, ainda mais que a força do motor não é fundamental. Outro time que periga fazer bonito é a Renault (leia-se Robert Kubica).
A Ferrari também é mais uma que deverá vir com força, ainda assim não acredito que em condições normais possa ficar a frente dos rubrotaurinos.

A McLaren por hora é uma incognita, sem poder tirar proveito de seu forte motor e seus aparatos aerodinâmicos, terá que contar com o talento de Lewis Hamilton. Button não é aquilo tudo em pistas de rua.

Tem ainda a Williams, que mesmo com seu motor de geladeira, mostrou um bom equilibrio em pistas travadas. O time de Tio Frank pode fazer bonito.
Mercedes deverá ter mais um final de semana complicado, e a Force India deverá seguir o mesmo caminho.

Claro que tudo isso são suposições, mas pelo andar da carruagem é bem possivel que o script seja mais ou menos esse. A conferir

 

2 comentários:

Unknown disse...

marcelão cé tá inspirado, que linda análise do fim de semana! vou ficar de olho e conferir todas as tuas apostas neste domingo.

tomara e seja e as equipes do pelotão medio possam dar show...se o safety car se aparcar!

Ron Groo disse...

Torço apenas para que chova... Só pra ver a bagunça.