8 de outubro de 2010

GP do Japão - Treinos livres em pitacos



A Red Bull confirmou nos dois primeiros treinos livres o que se esperava: os carros estão voando, os rubrotaurinos dominaram o dia de forma avassaladora. Nas duas sessões o time cravou 1-2, Sebastian Vettel por hora, é o mais rápido. Mark Webber vem logo atrás.

O destaque do dia, foi mais uma vez Robert Kubica a bordo de sua Renault. Aliás, esse polonês vem fazendo um belo campeonato. Num circuito onde o "braço" conta, fez a diferença. Nas duas sessões foi o terceiro mais rápido, só ficou atrás das "espaçonaves" da Red Bull.
O carro melhorou muito é verdade, mas o polaco consegue sempre um algo mais do equipamento. Seu companheiro de escuderia, Vitaly Petrov fechou o dia com o sétimo tempo.

Pelas bandas da Ferrari, como esperado a situação não é favorável. A distancia para a Red Bull é brutal.
Na segunda sessão, Fernando Alonso ficou com o quarto tempo e Felipe Massa com o quinto.
O time italiano segue rondando, na espera de uma oportunidade. Talvez ela apareça com a chuva que promete marcar presença na classificação.

Na McLaren, o dia não foi dos melhores. As atualizações introduzidas precisam de tempo, não é apenas encaixar e sair acelerando, é preciso muito trabalho da equipe e dos pilotos.
Para complicar a situação, Lewis Hamilton deu uma pancada no primeiro treino livre e praticamente acabou com seu dia, só conseguiu voltar para a pista nos dez minutos finais da ultima sessão, depois de um trabalho intenso dos mecanicos.
Seu parceiro Jenson Button seguiu na labuta e fechou o dia com o sexto melhor tempo.

Em relação aos demais brazucas, Rubens Barrichello com problemas no motor na segunda sessão, não teve oportunidade de repetir a boa performance apresenta no primeiro treino, quando foi o sexto.
Lucas di Grassi, da Virgin, fechou o dia na frente do campanheiro de escuderia Timo Glock em 21º.
Bruno Senna segue seu "karma" a bordo da "bomba espanhola", terminou a sessão em penúltimo.

Pelo que foi visto até agora a Red Bull deve levar a pole com as "asas nas costas", certo? Não é assim tão simples. A possibilidade de chuva na classificação é grande, e com agua na pista tudo pode mudar.
Suzuka não é o tipo de pista que tolera erros, no seco é um circuito dificil e seletivo, no molhado então...
O treino classificatório promete emoções, será disputado às 2h (de Brasília) de sábado, com transmissão pela Vênus Platinada.

E mais, é grande a chance que a largada para a corrida aconteça com pista molhada.
Vamos torcer para que os japas cravem a previsão do tempo, pois nestas condições a prova certamente terá emoções de sobra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo,
Sem ilusões...

Na qualy conhecemos a verdade...
Abraço do Giglio!!!!