15 de novembro de 2010

No deserto (Fim) - Pitacos do dia seguinte

Ainda que (infelizmente) existam uma série de Tilkodromos no calendário da atual F1, no geral, o campeonato chega ao fim com saldo positivo, o mais disputado de todos os tempos.
Pena que a decisão tenha acontecido neste pista de merda, que até pode produzir imagens bonitas, mas que não serve para receber uma corrida, ainda mais uma prova decisiva.

Vozes importantes no paddck já clamam por mudanças no traçado, que a meu ver só tem uma saida : explodir tudo, de preferencia com Herman Tilke ( o tal arquiteto alemão) como homem-bomba.
Nesse caso, arriscaria dizer que seria possivel melhorar.

Sebastian Vettel é um dos maiores talentos que já surgiu na F1, depois de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, isso é fato.
Também é verdade, que cometeu uma série de bobagens ao longo da temporada. Erros esses, que também permitiram que o campeonato chegasse aberto até a última etapa.

Contra tudo e contra todos, o jovem alemão nunca deixou de acreditar no título. Nem mesmo quando sua chance de permancer na luta pelo campeonato, passou a depender de duas vitórias nas duas corridas finais, e ainda precisando de uma pequena ajuda da sorte.
A estrela de Seb brilhou, a sorte de campeão lhe sorriu. Um garoto de 23 anos, que coloca nome de mulher nos seus carros, e que tem muito talento, começa a escrever sua história na categoria.

Na contramão aparece Fernando Alonso. Um piloto de talento indiscutível é verdade, mas com atitudes e comportamento extra-pista que deixam a desejar.
Sua equipe ontem atirou no próprio pé com uma estratégia equivocada. Os italianos miraram Mark Webber, e acabaram entrando pelo cano.
Só que Alonso também não pilotou como um campeão. Arriscou no máximo uma ou duas vezes para cima de Vitaly Petrov, depois disso seguiu atrás do russo esperando um milagre que não apareceu.
No fim ainda mostrou que não sabe perder, reclamou do russo, ficou bravo e foi chorar no motorhome da Ferrari, nem apareceu para saldar Vettel.
Um campeão tem que saber perder, isso faz parte do jogo. Ontem o espanhol deu um péssimo exemplo de esportividade.





4 comentários:

TW disse...

vettel foi magnífico no final da temporada. cometeu muitos erros ao longo do ano, mas mostrou força mental na decisão. está de parabéns!!

Marcos Antonio disse...

grande final de temporada do vettel, mto merecdo esse título. esse moleque vai longe!


abraços!

Ron Groo disse...

Tenho cá minhas duvidas se eles ficaram marcando mesmo o Webber, que no fim das contas estava atrás do Alonso e durante toda a prova nem sequer se assanhou. Nem quando Alonso espalhava.
Mas de qualquer forma foi legal demais.
Só que acho que cutucaram a onça com a vara muito curta. Ano que vem Alonso vem babando.

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Grande temporada,e acho que tivemos um final não infeliz....
P´roximo ano promete!!!

Seguiremos por aqui e grande abraço!!!
Giglio!!!

PS. Danilo corre em Interlagos dia 28 e voce deve uma super cobertura!!!!!!