19 de novembro de 2010

Pneus no deserto (1)

Neste primeiro dia de contato de pilotos e equipes com o novo composto, agora produzido pela Pirelli, o que menos importa são os tempos.
Todos os times necessitam acumular dados como a durabilidade, deformação, a performance sob variadas pressões, enfim uma série de informações relevantes que serão de suma importância no desenvolvimento das máquinas para a próxima temporada.

Vale lembrar que esses pneus ainda não serão definitivos, pois ainda devem passar por algumas alterações em suas composições.

O mais veloz do primeiro dia foi Felipe Massa, que apareceu de capacete vermelho, com o tempo de 1m40s170. ( O brazuca não deverá mudar a cor do seu capacete, está apenas experimentando um novo modelo)
O tempo do brasileiro ficou praticamente dois segundos acima do melhor tempo da semana, conquistado pelo novato Daniel Ricciardo da Red Bull, que testou com pneus Bridgestone.

Sebastian Vettel que havia sido o mais veloz pela manhã, fechou o dia com o segundo tempo, seguido do piloto reserva da McLaren, Gary Paffett.

Como já foi dito, o objetivo inicial dos times não é buscar bons tempos. É logico, que estar na ponta da tabela de tempos faz bem para o ego de pilotos e equipes.
Só que a atual configuração dos carros (que não foram projetados para andar com esses pneus) e do circuito( que foi emborrachado com um pneu de marca diferente, que na prática significa menos aderencia), o melhor tempo não significa muito.

De qualquer modo, a impressão inicial para os pilotos é que esse pneu é mais lento e se degrada mais rapidamente que os Bridgestone.

1 – Massa – Ferrari – 1:40.170 – 94 voltas

2 – Vettel – Red Bull Racing – 1:40.500 – 77
3 – Paffett – McLaren – 1:40.874 – 94
4 – Kobayashi – Sauber – 1:40.950 – 83
5 – Kubica – Renault – 1:41.032 – 39
6 – Barrichello – Williams – 1:41.425 – 91
7 – Di Resta – Force India – 1:41.615 – 20
8 – Rosberg – Mercedes – 1:41.778 – 81
9 – Alguersuari – Toro Rosso – 1:42.019 – 71
10 – Sutil – Force India – 1:42.859 – 20
11 – Glock – Virgin – 1:44.124 – 78
11 – Kovalainen – Lotus – 1:44.686 – 88
12 – Maldonado – HRT – 1:45.728 – 83

Um comentário:

Ron Groo disse...

Mas eu li que ele reclamou muito dos compostos mais duros, só para não perder o costume adquirido este ano.