13 de fevereiro de 2011

Testes em Jerez - dia 4 - A "estréia" de Bruno Senna


No último dia de ensaios em Jerez, coube a Rubens Barrichello a bordo de sua Williams cravar o melhor tempo do dia e da semana. O piloto brasileiro trabalhou mais o acerto do novo carro, completando 103 voltas.
Ainda que terminar na ponta não tenha grande significado nos dias atuais, ao menos, foi um alento para um time que passou quatro dias conturbados, enfrentando uma série de problemas, principalmente com Maldonado na pista.
Um detalhe interessante, é que o tempo conquistado por Barrichello não contou com uso do KERS, que aliás ainda não funcionou como deveria. A equipe espera resolver essa questão nos testes da próxima semana em Barcelona.

Pela manhã, a maioria das escuderias buscou concentrar o trabalho na avaliação de pneus, além de testar mudanças de acertos. Já no periodo vespertino a preferencia foi em realizar trechos mais longos, já que a previsão apontava chuva para o final da tarde.

Mas a noticia do dia, era sem dúvida o primeiro contato de Bruno Senna com um F1 de verdade. Afinal de contas, aquela carroça da Hispania usada na temporada passada, não pode ser chamada de carro.
Nem mesmo aquele monoposto da Honda utilizado num teste em 2008  pode ser comparado a um F1.

O primeiro sobrinho finalmente teve a chance que tanto sonhou, e se não foi aquela maravilha toda, mostrou que para a "primeira vez de verdade" foi razoável, e que tem condições de pilotar uma máquina dessas, pelo menos se for no lugar de Petrov.
Inevitavelmente, a pressão cresceu e muito pelo excelente desempenho de Nick Heidfeld no sábado, seu tempo ficou bem distante do alcançado pelo alemão, mas o maior "problema" foi a sua falta de consistência, seus tempos de volta variavam acentuadamente. Bruno Senna completou 68 giros, e terminou o dia com a quinta melhor marca. No fim, o brazuca se mostrou conformado em seguir na "reserva".

Também chamou a atenção hoje o retorno dos problemas na Mercedes, e vejam só, sempre que eles acontecem  Nico Rosberg é o piloto, é muita falta de sorte.
Enquanto Michael Schumacher completou mais de 200 voltas, Rosberg percorreu praticamente a metade.

Ainda é dificil tirar conclusões sobre a realidade dos times, até porque, tem muita gente escondendo o leite.
O que já deu para notar é que a Ferrari e Red Bull encontraram o caminho da confiabilidade, seus carros praticamente não apresentaram problemas, ainda assim ambos seguem trabalhando esse quesito.
Só que os rubrotaurinos além disso, conceberam um modelo muito equilibrado nas curvas e que trabalha muito bem os pneus, o RB7 saiu na frente...

Na McLaren ainda não dá para dizer muito. O novo modelo teve seu primeiro contato com a pista somente nesta semana, ou seja, ainda segue sendo explorado. Apesar do pouco tempo de vida, os dois pilotos apontaram o novo modelo como um passo a frente em relação ao antecessor, mas que ainda resta muito trabalho a fazer.

Semana que vem, o circo segue para o circuito de Montmeló, numa pista em que a aerodinâmica será posta a prova, pelas caracteristicas do traçado. É bem possivel que em Barcelona, tenhamos indicações um pouco mais claras do potencial das escuderias.

Aos tempos:


1º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min19s832 (103)
2º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 0s769 (86)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s242 (115)
4º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1s381 (90)
5º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1s568 (68)
6º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 1s800 (43)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s271 (45)
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s390 (90)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s446 (70)
10º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3s153 (45)
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 3s279 (99)




Nenhum comentário: