1 de fevereiro de 2011

Testes em Valência - dia 1 - Em busca do conhecimento

Neste primeiro dia de testes em terras espanholas, pilotos e equipes aproveitaram para acumular milhagem, buscando compreender todo o funcionamento das novas máquinas com as novidades introduzidas, como o KERS e a asa traseira móvel.
Foi praticamente um shake down, com tamanho entra e sai nos boxes.

A quantidade de botões no volante cresceu, alguns reclamam, outros não. Mas não tem jeito, a mudança foi para todo mundo, e aquele piloto que se adaptar mais rapidamente sairá na frente.

Com exceção da Lotus malaia, todos os times estiveram na pista. McLaren, Force India, Marussia Virgin e a combalida Hispania utilizaram carros hibridos, as demais testaram suas novas máquinas.

O mais veloz desse primeiro ensaio foi Sebastian Vettel, a bordo do novissímo RB7. O alemãozinho cravou a marca logo no inicio da sessão vespertina, desbancando o então melhor tempo de Nico Hulkenberg , agora piloto reserva na Force India, que acabou com a segunda melhor marca do dia.

Nesse primeiro contato, os tempos não significam muita coisa, a busca é por conhecimento e não por performance. É evidente que estar entre os ponteiros na tábua de tempos faz bem para o ego de equipes e pilotos, só que por enquanto não é o que importa.

A Ferrari foi o time que mais acumulou milhagem, Fernando Alonso completou 98 giros e fechou o dia com a quinta melhor marca, sem nenhum problema aparente em sua nova máquina. A bandeira vermelha provocada pelo espanhol no finalzinho da última sessão teve "cara" de pane seca. Algo normal nesse periodo inicial.

A Red Bull foi mais uma equipe que andou muito hoje, foram 93 voltas completadas pelo alemãozinho,e o interessante é que também não houve nenhum problema no carro rubrotaurino (santa confiabilidade!)

Outro time que também andou bastante foi a Williams com Rubens Barrichello. O piloto brazuca completou 78 voltas, e foi mais um que não pode reclamar da falta de confiabilidade. Rubinho fechou o dia em 11º.

Na ponta inversa aparece a Mercedes, Nico Rosberg que iniciou os trabalhos, sofreu uma pane hidraulica e conseguiu completar apenas nove voltas no periodo matutino. Por conta desse problema, Michael Schumacher  só conseguiu treinar no finalzinho da sessão vespertina, ainda assim completou 15 voltas. Ao todo, o time prateado somou apenas,míseras 24 voltas.

Quem chamou a atenção hoje foi a equipe Lotus Renault, não por sua performance, mas pelo inusitado sistema de exaustão do seu novo modelo( foto acima), que foi deslocado para frente, logo abaixo da entrada de ar lateral. Com isso, o ar expelido é jogado para baixo do carro em direção ao difusor e consequentemente gera maior downforce. Se funcionar, todo mundo vai copiar!

Aos tempos:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min13s789 (93 voltas)
2º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 0s169 (71)
3º. Gary Paffett (ING/McLaren), a 0s523 (91)
4º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s692 (28)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s784 (98)
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1s852 (68)
7º. Jerome D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin), a 2s234 (71)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s582 (28)
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s681 (15)
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 3s445 (20)
11º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 3s566 (78)
12º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 4s251 (45)
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 6s161 (9)

2 comentários:

Gabriel Souza disse...

Agora deu para ver melhor ainda a invenção!

É, cada um treina com uma quantidade de combustível, com uma programação diferente, até abaixo do peso permitido.

Saber mesmo como está a relação de forças, só no Bahrein.

Abraço!

Gabriel Souza disse...

Agora deu para ver melhor ainda a invenção!

É, cada um treina com uma quantidade de combustível, com uma programação diferente, até abaixo do peso permitido.

Saber mesmo como está a relação de forças, só no Bahrein.

Abraço!