3 de fevereiro de 2011

Testes em Valência - dia 3 - Sorte de uns...


O polaco Robert Kubica fechou o último dia do primeiro teste da pré-temporada em Valência, no alto da tábua de tempos e de quebra, com a volta mais rápida da semana.
O novo modelo da equipe Lotus Renault, batizado R31, que tem sido o centro das atenções durante toda a semana com o seu design inovador no escapamento, fecha a semana como o mais veloz.

E por falar em tempo, o pensamento segue o mesmo. As marcas alcançadas  não são necessariamente representativas.
No momento, as escuderia não estão focadas em performance, ainda seguem aprendendo com os novos modelos, até porque, muitos pilotos foram para a pista pela primeira vez apenas hoje.

Se ontem Fernandinho criticou os pneus Pirelli que se desmanchavam rapidamente, o dia de hoje mostrou que o problema não é assim tão grave quando o espanhol pintou.

Tanto Jenson Button, quanto Michael Schumacher viraram "stins" de vinte voltas com tempos consistentes, na casa de 1min16s.
É licito dizer que os compostos italianos duram menos que os antigos Bridgestone, mas afinal de contas não era essa a proposta da Pirelli? Os italianos estão prevendo de duas a três paradas , e pela tocada de Button e Schumacher fica comprovado que é possivel.
A diferança está na tocada de cada um, pois há quem economize borracha, como também existem aqueles que detonam o pneu. De que lado você está Fernandinho?

Mas a noticia do dia, foi o problema com Felipe Massa. Sua Ferrari simplesmente começou a pegar fogo logo no inicio da sessão, com apenas 12 voltas completadas. O grande vilão foi um vazamento de óleo, que fez o brasileiro passar a maior  parte da sessão nos boxes.
Faltando duas horas para o encerramento dos trabalhos a equipe conseguiu aprontar o carro e mandou Massa para a pista.O brazuca completou mais 69 voltas e fechou o dia com a quinta marca, melhor que nada. Só para recapitular, Alonso completou mais de 200 voltas nos dois primeiros dias.

Amanhã a pista fica apenas para a equipe Lotus, segundo consta para a produção de filmes promocionais. O detalhe será descobrir se o carro vai andar, porque até agora em dois dias completou apenas 15 voltas.
O time aguarda desde ontem a chegada de peças vindas de sua fábrica na Inglaterra. Hoje Trulli ficou só fazendo volta de instalação...

As equipes voltam a se reunir somente na próxima semana para os testes em Jerez, entre os dias 10 e 13.

Aos tempos:

1º. Robert Kubica (POL/Renault), 1min13s144 (95 voltas)

2º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 0s057 (117)
3º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s409 (105)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s792 (105)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s873 (80)
6º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin), a 1s063 (114)
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1s155 (101)
8º. Sergio Perez (MEX/Sauber), a 1s314 (103)
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s393 (110)
10º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1s657 (73)
11º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 3s391 (63)
12º. Jarno Trulli (ITA/Lotus), sem tempo

Nenhum comentário: