26 de março de 2011

GP da Austrália - Pitacos da classificação


O dominio da Red Bull era mais que esperado, ficou muito claro no primeiro contato com a pista em Melbourne, que os carros rubrotaurinos eram de longe os mais velozes.

Sebastian Vettel fez o dever de casa, sentou no carro e acelerou sem cometer um erro sequer. O alemãozinho foi o mais rápido em todas as fases da classificação.
No último estágio do treino (Q3), imprimiu uma vantagem que chega a ser humilhante para os demais, estabelecendo um novo recorde para a pista e deixando o segundo colocado Lewis Hamilton a longínquos Os778.

A equipe azul não fez 1-2 devido a um problema no carro de Mark Webber. A principio o piloto apontou o KERS como o responsável pela sua baixa performance na classificação em relação ao companheiro.
Ainda assim, o canguru safou um terceiro lugar, que no final da contas pode ser melhor que partir em segundo.

Jenson Button comprovando definitivamente que a McLaren está de volta, marcou o quarto melhor tempo. É meus bons, as atualizações funcionaram muito bem, se ainda existiam dúvidas foram totalmente dissipadas.

Fernando Alonso está enlouquecido. O espanhol esperava um Red Bull forte, mas não imaginava que seria esse abismo. Certamente não contava com a McLaren a sua frente, não em Melbourne.

Por mais que venha evitando criticar Felipe Massa, pelo fato de ser a primeira prova e tal, é impossivel não apontar sua baixa performance em relação ao companheiro.

O meio segundo de diferença entre ambos já é normal, mas sua classificação foi critica.
Cometeu erros grosseiros, por muito pouco não foi degolado no Q2, rodou na saida dos boxes no Q3, ou seja, voltou a fazer bobagens de principiante, o que não é o caso.
O piloto brasileiro larga apenas na oitava posição.

A grande surpresa a meu ver, foi a performance da Lotus Renault com Vitaly Petrov. O time que parecia perdido nos treinos livres, conseguiu encontrar um bom caminho na classificação.
O piloto russo, teve até aqui uma surpreendente atuação, conquistando a sexta posição no grid.

A  decepção foi Nick Heidfeld. O alemão foi simplesmente degolado na primeira fase e vai largar em 18º.
Alguns especulam problema com o trânsito, até mesmo mecânico. Pode ser, mas o fato é que o alemão ficou atrás do parceiro durante todos os treinos, e até onde sabemos, o russo não é essa maravilha toda de piloto.

Na Mercedes, o velho kaiser bem que tentou, mas não conseguiu passar da segunda fase da classificação, acabou degolado no Q2.
Schumacher vai largar em 11º, uma posição que pode não ser tão ruim quanto parece, pelo fato de poder largar com pneus duros, enquanto os dez à sua frente partem com pneus macios, que se degradam mais rapidamente. Deve fazer uma boa corrida.

Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, teve uma atuação superior e conquistou a sétima melhor marca na classificação.

Outros dois  times que comprovam a boa fase são:  a Sauber e a Toro Rosso. Kamui Kobayashi ( Sauber), o mito, larga em nono, enquanto Sebastian Buemi ( Toro Rosso) fecha os dez melhores.

Quem também decepcionou foi a Williams. Rubens Barrichello cometeu um erro e acabou ficando preso na caixa de brita, logo no inicio da classificação. Pelo menos Barrichello assumiu que errou, acontece.

De qualquer modo, conseguiu a proeza de perder o primeiro confronto para o companheiro "paraplégico" Pastor Maldonado. Barrichello larga em 17º, enquanto Maldonado é o 15º.

A Force India como o esperado não foi bem. Team Lotus e Virgin como de praxe, fecham o grid.
A Hispania não conquistou o tempo mínimo para largar (porque não me espanto?) e está eliminada da corrida.

Não fossem as novidades para esse ano, diria que Vettel leva com o pé nas costas. Mas como existe toda essa celeuma com relação aos pneus, e consequentemente um aumento das variáveis devido ao número de paradas e estratégias variadas, é melhor esperar para ver.

Espero apenas que a corrida seja bem movimentada e repleta de disputas, não custa sonhar...

Aos tempos
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min23s529
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s778
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s866
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s250
5°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s445
6°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s718
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s892
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s070
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s097
10°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s537
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min25s971
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s103
13°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min26s108
14°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s739
15°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min26s768
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min31s407
17°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Sem tempo
18°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), 1min27s239
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), 1min29s254
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), 1min29s342
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min29s858
22°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min30s822

Não se classificaram para a prova
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min32s978
24°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) 1min34s293

3 comentários:

Anselmo Coyote disse...

"De qualquer modo, (o Rubiquelo) conseguiu a proeza de perder o primeiro confronto para o companheiro "paraplégico" Pastor Maldonado. Barrichello larga em 17º, enquanto Maldonado é o 15º."

Hehehehe!!!!

Primeiro: paraplégico - claro que isso é só preconceito contra o Hugo Chávez por causa da Globo e do Galvão, né meu caro.

Segundo: o superhipermegaacertador de carros e Rei do Feedback está deesfrutando do seu talento natural e do carro que construiu.

Portanto, neste aspecto, eu discordo do post.

Abraço, Marcelonso.

PS.: E o Alonsito, mais uma vez... hehehe... tudo bem que o Massa é figurante, mas não precisa humilhar.

Unknown disse...

não vi a clasificação não, tava em floripa e muito cansado pelo dia de burocracia.

o povo da mclaren bem que tá comemorando, proximo GP ja vamos a ver um par de carros querendo copiar a mclata. um hispania com sidepods mais pequenos (vão pedir emprestados do kart do Almir) e uma toro rosso com a toma de ar doida

TW disse...

espero uma boa corrida mais pelo fato dos pneus se degradarem rapidamente do que pela ação de KERS e asa móvel.

vettel pode até cochilar um pouco na corrida, que a vence