8 de março de 2011

Testes em Barcelona (2) - dia 1 - Red Bull te dá asas...


Após uma breve pausa, neste dias de folia, o blog está de volta!  E como não poderia deixar de ser, registrando o primeiro dia da última rodada de testes antes da abertura do Mundial.

Essa é uma semana que promete ser decisiva para equipe e pilotos. Se até aqui, as escuderias buscaram  conhecer os novos carros, compreendendo o funcionamento dos novos componentes, pneus e tudo mais, o momento agora é outro. É chegada a hora da busca pela performance, afinando o acerto.

E seguindo nesse caminho, a Red Bull voltou a mostrar suas garras hoje. Mesmo que Mark Webber afirme que não havia nenhum saco de areia dentro do carro, tentanto mascarar a performance, a sensação é uma só : será dificil segurar os rubro-taurinos nesse começo de temporada.

Ainda que a Ferrari não estivesse na pista (Ferrari, Mercedes, Williams e Hispania juntam-se ao grupo somente amanhã), a Red Bull sobrou. Mark Webber cravou a melhor marca logo pela manhã, e passou o restante do dia trabalhando no acerto do carro. O piloto australiano completou 97 voltas.

A novidade do dia foi o estranho bico da McLaren. Segundo a equipe, trata-se de um dispositivo equipado com sensores com astes interligadas a asa dianteira, com o obejtivo de coletar informações sobre a vibração sofrida pela asa. Felizmente essa  "cabeça de alien", será usada somente nos testes. Jenson Button completou 74 giros, fechando o dia com a segunda melhor marca.

Vitaly Petrov que hoje dividiu o cockpit da Lotus Renault com Nick Heidfeld, terminou o dia com terceiro tempo, enquanto seu companheiro de escuderia fechou a sessão em quinto.

Também estiveram na pista hoje as equipes Sauber, Toro Rosso, Force India, Team Lotus e Virgin.

O único brasileiro na pista foi Luiz Razia, que assumiu pela primeira vez no volante da Lotus. O brazuca terminou a sessão com o penúltimo tempo

Aos tempos:
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s544 (97)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s366 (74)
3º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 0s393 (27)
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s573 (90)
5º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s191 (20)
6º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s495 (38)
7º. Davide Valsecchi (ITA/Team Lotus-Renault), a 2s862 (50)
8º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s460 (48)
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 3s486 (31)
10º. Luiz Razia (BRA/Team Lotus-Renault), a 4s179 (29)
11º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 9s516 (57)

Nenhum comentário: