10 de abril de 2011

GP da Malásia - Vettel fatura a segunda na temporada

Sebastian Vettel conquistou sem maiores dificuldades a segunda vitória em duas corridas na temporada.
Com o triunfo em Sepang, o alemãozinho soma agora 12 vitórias em sua precoce carreira e caminha a passos largos em busca do bicampeonato.

Mesmo com três paradas, ameaça de chuva em alguns momentos, ordens da equipe para não utilizar o KERS, e até mesmo uma certa pressão das McLarens durante boa parte da corrida, o jovem alemão liderou praticamente de ponta a ponta, venceu de forma soberana.

Em contrapartida, seu parceiro Mark Webber terminou a prova na quarta posição. O australiano fez uma péssima largada e perdeu sete posições.
Ainda assim, conseguiu fazer uma bela prova de recuperação. Cravou a volta mais rápida e chegou até a lutar pelo pódio com Nick Heidfeld nas últimas duas voltas, mas não conseguiu superar o alemão da Lotus Renault.

Jenson Button apesar de não ter feito uma corrida brilhante, foi eficiente. O piloto inglês numa daquelas suas tocadas burocráticas levou sua McLaren ao segundo posto sem maiores problemas.

Lewis Hamilton parecia destinado a ficar com a última vaga do pódio. Ele chegou a travar um duelo com Fernando Alonso na luta pelo terceiro lugar por duas voltas, e manteve a posição.
Mas uma perda de rendimento no trecho final pelo desgaste dos pneus, obrigou Hamilton a realizar uma parada extra e com isso despencou para o sétimo lugar.

Enquanto Fernando Alonso entrou pelo cano com parte do bico quebrado após o toque em Hamilton, dando adeus ao pódio com a parada extra. No fim ainda salvou um sexto lugar.

Com isso o caminho para o pódio estava aberto para Nick Heidfeld. O piloto alemão fez uma excelente largada, manteve uma performance consiste ao longo da corrida e ao final foi premiado com o terceiro lugar.
Para aqueles que metralharam o barba, eis a comprovação de sua capacidade.
Ele pode não ser um piloto excepcional, mas também não é tão fraco como muitos disseram, digamos que é meia boca.

Outro piloto que merece menção é Felipe Massa. Dessa vez, (ou seria finalmente) o brasileiro fez uma prova combativa, arriscaria dizer que foi sua melhor corrida nos últimos anos.
Lutou muito o tempo inteiro, e não fosse um erro da equipe em sua primeira parada, certamente conseguiria um colocação melhor. Acabou na quinta posição, logo a frente do companheiro de escuderia, Fernando Alonso.

Kamui Kobayashi, o mito, fez uma bela corrida, chegou em oitavo e mais uma vez leva a Sauber aos pontos. O japa chegou a proporcionar bons momentos na corrida. Michael Schumacher que chegou logo atrás, deve estar procurando Koba San até agora no retrovisor.

Vale registrar também a boa corrida de Paul di Resta. O escocês marca ponto pela segunda vez na temporada com o décimo lugar.

A corrida ainda que sem a chuva anunciada foi interessante, principalmente nas voltas finais quando os pilotos não iriam mais aos boxes para trocar pneus.
A asa móvel mostrou que numa reta daquelas funciona. Por outro lado é uma covardia para o piloto que é atacado, algo como vendar o goleiro na hora do penalty.

No campeonato uma passeio se anuncia, Vettel segue soberano com 50 pontos, enquanto Jenson Button aparece em segundo com 26 e Lewis Hamilton soma 24 em terceiro

Em tempo: A direção de prova em mais uma daquelas ações estupidas pós corrida, decidiu punir Alonso e Hamilton pelo embate, com o acrescimo de 20s aos seus respectivos tempos
O inglês pelo fato de ter mudado de posição além do permitido quando se defendia, e o espanhol por ter acertado a roda traseira de Hamilton.
No fim quem levou a pior foi Hamilton que acabou caindo para o oitavo lugar. Alonso permanece em sexto.
Coisas da FIA...

6 comentários:

Net Esportes disse...

que ridículo punir o Hamilton ..... melhor nem falar mais nada ....

E eu particularmente não estou gostando nada dessa história de desgastar peneu, pra mim isso só prejudica quem tem carro bom .... o Vettel está conseguindo 'driblar' esse problema e segeue dando show ...

Unknown disse...

que ridículo punir o Hamilton...(2)

pelo jeito o grande ganhador do dia é mesmo o pneu, foi do jeito que o button disse: "vai ter tanto sobrepaso que o povo vai ficar de queixo caído"

cara, contei e pelo menos os 10 da frente ao final da corrida fizeram show!

Ron Groo disse...

Achei que algumas coisas foram meio que forçadas... A subida da Mclata por exemplo... O Vettel não foi sequer importunado. E quando precisou o Webber andou mais que os Mclatas... Sem contar o baile que levaram da Lotus na largada.

Blog F1-V8 disse...

Oi Marcelo!
Pelo visto 2011 vai ser um passeio do Vettel. O único que tem carro para pará-lo é o Webber, mas o australiando está dormindo em pista... Enquanto isso, os acessórios dão as cartas nesta temporada: KERS, DRS e pneus Pirelli estão dominando as corridas. Menos com o Vettel, que parece estar imune a tudo!

TW disse...

Até agora não entendi o motivo da punição em cima de Hamilton. Absurdo!

Vettel mais uma vez estava voando. Parabéns pela análise!

abraços

orlando disse...

O Alonso até em penalizações, tem sorte!!!!
Abçs.