9 de abril de 2011

GP da Malásia - Vettel sai na pole, mais uma vez


Não tem jeito, por mais que alguns malucos ainda duvidem do seu talento, Sebastian Vettel cravou mais uma pole. A segunda da temporada, e a 17º da sua curta carreira.

É licito dizer que a Red Bull tem uma bela máquina, mas dessa vez não foi tão fácil como se esperava, a McLaren esteve o tempo inteiro lutando diretamente pela ponta, com seus dois pilotos. Ou seja, o talento do alemãozinho fez a diferença, tanto que seu parceiro Mark Webber, ficou com o terceiro tempo.

A McLaren mostrou que está mais forte a cada dia. O time inglês conseguiu reduzir e muito, a diferença que existia na classificação para os rubrotaurinos, Lewis Hamilton ficou a apenas 0s134 do tempo da pole. Jenson Button parte da quarta posição no grid.
A tendência é que a McLaren consiga andar ainda mais perto da Red Bull na corrida, com Lewis Hamilton dando um calor em Vettel, isso em condições de pista seca, na chuva é outra história.

El Fódon de las Asturias parece ainda não acreditar no que está acontecendo. Após o treino ficou sentado em frente o monitor de boca aberta com o tempo dos rivais. Mais uma vez, o time italiano toma  praticamente 1s dos ponteiros.
Fernando Alonso tirando leite de pedra, arrumou um quinto lugar enquanto Felipe Massa ficou apenas na sétima posição.
A situação da Ferrari não é nada boa, a equipe usou pneus macios em seus carros na primeira fase da classificação, o que não é normal.

Confirmando o esperado pelas bandas da Lotus Renault, Nick Heidfeld fez uma boa classificação. O barba colocou sua máquina no sexto posto, entre as duas Ferrari.
Seu parceiro Vitaly Petrov também fez um bom treino. O russo vai largar na oitava posição.

Na equipe Mercedes, a situação parecia melhor nos treinos livres. Na classificação mais uma vez, Michael Schumacher acabou degolado na segunda fase, enquanto Nico Rosberg cravou o nono tempo.

Fechando os dez melhores, a Sauber voltou a mostrar competitividade, após sofrer nos primeiros treinos livres. Kamui Kobayashi larga em 10º.

A grande decepção foi a Williams. A equipe chegou prometendo colocar seus dois carros entre os dez melhores.
Nos treinos livres, os carros ingleses até chegaram a mostrar um bom nível, mas na hora do vamos ver ficaram devendo e muito. Rubens Barrichello conseguiu apenas a 15º posição, enquanto Pastor Maldonado ficou lá na série B, em 18º.

A surpresa foi a classificação da equipe Hispania para a corrida. Esse arremedo de equipe conseguiu o tempo mínimo com seus dois carros, um verdadeiro milagre diga-se.

A chuva anunciada para o último treino livre e também para a classificação não apareceu. Especialistas dos institutos locais afirmam que amanhã ela vai aparecer na corrida, vamos aguardar para ver.

Corrida com a pista molhada é inevitável não cair naquele velho clichê: pura loteria. Até porque os pneus de chuva da Pirelli oferecem pouquíssima aderência. Logo, o caminho para a vitória passa a ser sobreviver na pista.

Por outro lado, uma corrida com pista seca também poderá ser interessante. As altas temperaturas em Sepang sacrificam pilotos, carros e principalmente os pneus.

Só para ilustrar, nos treinos livres o pneu duro chegou a durar apenas 5 voltas, lembrando que a corrida terá  56 voltas.
 É evidente que com o emborrachamento da pista ao longo do fim de semana a vida útil do pneu melhora, mas não é aquilo tudo. Espera-se no mínimo três paradas, ou quem sabe até mais.
Ou seja, mais do que nunca o bom aproveitamento dos pneus será determinante para o sucesso.

Com chuva, sol, raios ou tempestade a minha aposta para amanhã: Vettel, Hamilton e Webber.

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min34s870
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s104
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s309
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s330
5°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s932
6°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1s254
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s381
8°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s454
9°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s939
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s950

11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min37s035
12°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s160
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s347
14°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s370
15°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min37s496
16°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min37s528
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s593

18°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min38s276
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), 1min38s645
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), 1min38s791
21°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min40s648
22°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min41s001
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min41s549
24°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) 1min42s574

*107% do tempo do Q1: 1min43s516

3 comentários:

Unknown disse...

mclaren deu um belo show! mais tó preocupado com perder o prazer de ver a clasificatória se a coisa continuar assim...

Anônimo disse...

Marcelo,

A Ferrari vai mal mesmo...Observar sua estratégia de apenas 1 volta lançada no Q3...Quantas vezes nos velhos tempos o Massa não conseguiu sua pole na 2º volta??...Rua para Domenicalli e Motezemollo...tudo começa dali...

Abraço do Giglio!!!!

TW disse...

vai ser uma corrida bem interessante sim Marcelonso. Vettel terá bastante trabalho amanhã, afinal o carro consome muito os pneus traseiros e isso pode favorecer a McLaren, claro que se souber poupá-los e conseguir acompanhar o ritmo da Red Bull, como fez nos treinos.

Ferrari e Williams decepcionando novamente. Já está virando costume. Bom treino para a Lotus Renault, dessa vez com o "barba" colocando ordem nas coisas. E pra variar, mais uma vez a florzinha da Mercedes superou Schumacher. é alemão, saudades do tempo de Ferrari?