13 de abril de 2011

Quem pode parar a Red Bull de Vettel?


Ainda que a categoria esteja se ambientando as novas regras e componentes inseridos nesta temporada, a questão do momento é uma só na F1: Quem será capaz de segurar a Red Bull de Sebastian Vettel?

O jovem alemão caminha a passos largos rumo ao bicampeonato. Até aqui, foram duas vitórias fáceis e incontestáveis no atual certame. Sua máquina simplesmente não tem dado a menor chance a concorrência.
Todos querem impedir o terceiro triunfo seguido em Xangai, mas será que alguém conseguirá?

Na última corrida em Sepang, a imprevisibilidade do piso molhado com a "tal chuva esperada" era apontada como uma maneira de dificultar as coisas para o alemão, mas no fim a chuva não aconteceu, e Vettel levou mais uma.

Se na Malásia a chuva anunciada não apareceu, em Xangai  as chances são praticamente nulas.
As previsões iniciais apontam tempo seco para o fim de semana, com temperaturas abaixo da marca de 20 ° C. Bem diferente do clima encontrado pelas equipes na Malásia.

A pista chinesa é mais uma dessas produzidas pelo "sensacional" arquiteto alemão, Herman Tilke.( argh!) O traçado é um misto de alta e média velocidade, com algumas curvas lentas. Conta também com uma reta de 1,2km, a mais longa da F1, percorrida em torno de intermináveis 17 segundos com o pé cravado.

Apesar da pista possuir retas longas, os engenheiros precisam encontrar um bom equilibrio no carro. Não basta apenas ser veloz nas retas, é preciso ter estabilidade nas curvas e principalmente tração nas curvas lentas para encontrar um bom tempo de volta. Mais uma vez, essas caracteristicas apontam para um carro : RB7.

Talvez a chave da questão esteja ligada ao KERS. A equipe rubrotaurina declarou publicamente que tem problemas no seu aparato, chegando inclusive a não utilizá-lo em Melbourne. Na corrida passada, os azuis utilizaram a geringonça parcialmente.

Em Xangai, o KERS será de grande ajuda, principalmente na largada. A reta é bem longa, e até a primeira curva quem usar o sistema levará vantagem, não há duvida. A Red Bull sabe disso, e certamente fará de tudo para colocar o sistema a disposição de seus pilotos, nem que seja só para largar.

Enquanto isso, as equipes normais seguirão tentando encurtar a distância para a excepcional Red Bull.

A McLaren utilizará as primeiras sessões de treinos para experimentar um novo pacote de atualizações, em busca de décimos de segundo que possam diminuir a lacuna para os rubrotaurinos.

A Ferrari sabe que o buraco é mais em baixo. A equipe italiana, como foi comentado no post abaixo, introduzirá na China, as modificações que eram planejadas para Istambul.
A esperança é que as novidades, ajudem a melhorar a perfomance dos carros na classificação.

A Lotus Renault por enquanto não anunciou nenhuma novidade, ainda assim, a escuderia espera manter a mesma regularidade deste inicio de campeonato na prova chinesa.

Quem espera uma grande melhora em Xangai é a equipe Williams, até porque, pior que tá não fica. (tanx Marcão). O time inglês terá um novo carro escapamento e algumas melhorias aerodinâmicas. Os ingleses sonham com uma melhora de meio segundo.( tomara que não vire pesadelo!)

Então, quem pode parar Sebastian Vettel? As esperanças residem na dupla da McLaren, afinal de contas, bem ou mal, é o único time que mostrou ser capaz de incomodar o interminável domínio azul, o resto no momento, é só o resto.

2 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Tomara que essas modificações da McLaren surtam efeito. Fico até com medo de que se mexer no carro eles andem para trás e não para frente hehehehehe. Pior é que nem o Webber, com o mesmo carro está conseguindo bater Vettel. Vamos ver no que dá nesse domingo.

Anônimo disse...

Declarações:
Adrian Newey afirmou que o Kers é algo novo para a Red Bull, ressaltando que pode levar algum tempo para que os problemas no sistema sejam resolvidos.
As equipes tem que aproveitar esse momento, porque depois com Kers, adeus as chances no campeonato 2011