3 de abril de 2011

Red Bull, McLaren e Sauber foram os que mais evoluiram

O site alemão Auto Motor und Sport realizou um interessante comparativo entre os tempos obtidos pelas equipes em Melbourne, em 2010 e 2011.

Em condição de classificação, apenas Red Bull, McLaren e Sauber conseguiram superar as marcas conquistadas em 2010, todas as demais alcançaram tempos inferiores nesta primeira etapa.

A melhora na performance da Red Bull já era esperada. O RB7, é a terceira geração do  projeto criado pelo genial Adrian Newey, a nave está cada vez mais veloz!


Na McLaren, o MP4-26 nascido para revolucionar, a principio parecia ser uma furada.  Nos testes de inverno o carro não conseguiu andar no ritmo da concorrência.
A equipe trabalhou muito nestas duas semanas que antecederam a primeira corrida para buscar recuperar terreno, e pela performance demonstrara em Melbourne, todo o esforço foi recompensado.

Mas o que chama a atenção é a evolução da equipe Sauber. Além de conseguir melhorar na classificação em relação ao ano anterior, é a única equipe que também melhorou em configuração de corrida, tanto que seus carros foram 7º e 8º em Melbourne, mas infelizmente acabaram desclassificados por irregularidades na asa traseira.
A substancial melhora da equipe Sauber tem nome e sobrenome: James Key. O engenheiro oriundo da Force India, vem fazendo um excelente trabalho na equipe helvética.

De um modo geral, os números indicam que as novidades introduzidas na categoria (pneus Pirelli, asa móvel, KERS e o aumento de 20 kg no lastro) deixaram os carros mais lentos nesta primeira corrida.
Por outro lado, engenheiros e projetistas estão empenhados em extrair mais performance de suas máquinas, e certamente vão conseguir, alguns mais que outros...


Nenhum comentário: