7 de maio de 2011

GP da Turquia - Pitacos da classificação - Vettel 100%


Foi impressionante o dominio aplicado pela equipe Red Bull hoje em Istambul. A situação estava tão fácil que os rubrotaurinos se deram ao luxo de abandonar a classificação com seus dois pilotos a pouco menos de 5 min do final, para economizar um jogo de pneus macios.

Também pudera, a fatura estava liquidada. Sebastian Vettel precisou de apenas uma volta para cravar a melhor marca e garantir a quarta pole em quatro corridas, a 19º na carreira.
A ausência na maior parte dos treinos livres ontem, não fez a menor diferença para o alemãozinho.

Muita gente ontem chegou a colocar em dúvida a força de Red Bull pelos treinos de sexta-feira, e principalmente pelo acidente de Sebastian Vettel. Mas não tem jeito, o carro é uma verdadeira nave!
Tanto que Mark Webber também garantiu tranquilamente a segunda posição no grid, marcando o primeiro 1-2 na temporada da equipe azul.

Confirmando a melhora, a Mercedes alcança sua melhor posição no grid. Nico Rosberg cravou o terceiro melhor tempo, enquanto Michael Schumacher que segue sendo massacrado em classificação pelo jovem companheiro, larga apenas na oitava posição. Pelo menos, dessa vez não foi degolado no Q2.
A equipe alemã pode sonhar com um pódio amanhã, a possibilidade existe.

Quem acabou decepcionando foi a McLaren. Os ingleses não conseguiram obter a performance esperada na classificação. Lewis Hamilton acabou a sessão em quarto, enquanto Jenson Button aparece apenas na sexta posição.

Na Ferrari, Fernando Alonso vem tirando no braço um pouco da deficiencia do carro. Enquanto Felipe Massa queimou um jogo de pneus mole no Q1 para classificar o carro, Alonso conseguiu o tempo com pneus duros.
No fim das contas, o espanhol conseguiu classificar sua Ferrari na quinta posição, enquanto Felipe Massa larga em décimo. Pelo visto, os italianos vão amargar a quarta corrida sem um pódio.

Fechando os dez melhores, aparece a equipe Lotus Renault. Vitaly Petrov mais uma vez larga à frente de Nick Heidfeld. O russo vai largar em sétimo e Heidfeld em nono. Confesso que esperava bem mais do "Barba".

Hoje na classificação, entre os dez melhores estavam apenas cinco equipe com seus dois carros. (Red Bull, Mercedes, McLaren, Ferrari e Lotus Renault), mostrando que a divisão de força começa a ficar mais acentuada.

Na segunda divisão, a Williams parece ter encontrado um sopro de esperança. Rubens Barrichello salvou um jogo de pneus moles na primeira fase, e assim conseguiu classificar o carro em 11º.
Uma verdadeira vitória, por tudo que vem acontecendo na equipe. Pastor Maldanado larga em 14º.
Com um pouco de sorte, Barrichello tem boas chances de arrumar um ponto amanhã.

Hoje na transmissão, Reginaldo Leme comentou que a equipe Williams irá romper o contrato com a fornecedora de motores Cosworth ao fim desta temporada, e no próximo ano a equipe inglesa utilizará os motores Renault. Uma informação ainda não confirmada pela equipe, mas que seria sem dúvida alguma uma boa noticia para todos aqueles que torcem por essa escuderia.

A corrida amanhã com base na classificação de hoje, aponta para uma dobradinha fácil da equipe rubrotaurina, ainda mais com um jogo de pneus macios sobrando.
Certamente a equipe vai relembrar seus pilotos da cagada do ano passado, quando ambos acabaram se enroscando na luta pela ponta, e acabaram entregando a vitória para a McLaren.

Minha aposta para amanhã: Vettel, Webber e Hamilton.

Nenhum comentário: