6 de maio de 2011

GP da Turquia - Pitacos dos treinos livres

O primeiro treino livre em Istambul aconteceu com a pista molhada. A grande maioria dos pilotos resolveu economizar, e com pouca voltas, Fernando Alonso conseguiu levar a Ferrari a ponta.

O segundo mais veloz foi Nico Rosberg, seguido pelo companheiro de Mercedes, Michael Schumacher. Felipe Massa marcou o sétimo tempo e Rubens Barrichello apareceu em 14º.

Com a pista molhada, quem acabou se complicando foi Sebastian Vettel. O alemãozinho passou do ponto na famosa curva 8, perdeu o controle e acabou detonando sua Red Bull, tanto que ficou de fora da segunda sessão.

No segundo treino, com a pista seca, o mais veloz foi Jenson Button. A McLaren segue mostrando que tem um carro muito equilibrado, em plena condição de lutar pela vitória. Lewis Hamilton terminou a sessão em terceiro.

A Mercedes mostrou até aqui uma melhora significativa, colocando seus dois carros sempre entre os quatro mais rápidos. Nico Rosberg foi o segundo mais rápido, enquanto Michael Schumacher cravou o quarto melhor tempo.
.
Enquanto os mecânicos da Red Bull trabalhavam na reconstrução do carro de Sebastian Vettel, Mark Webber seguia trabalhando duro na pista. O australiano completou 31 voltas e terminou o dia com o quinto tempo.
Mas não se engane, ainda que a McLaren tenha mostrado força, a Red Bull não pode ser descartada. Além disso, os rubrotaurinos tem o péssimo hábito de esconder o leite nas sexta-feiras.

Na Ferrari, por enquanto a bagagem extra que a equipe trouxe, não teve o efeito desejado. Os italianos trouxeram novos aerofólios e dutos de freios para seus carros, na esperança de encontrar uma melhor performance, mas ela ainda não apareceu. É o tipo da mudança que leva um certo tempo, é preciso acumular muita informação, analisar, afinar...

Felipe Massa acabou a sessão apenas com o sexto melhor tempo, a distantes 0s884 do lider Button. Fernando Alonso com problemas hidráulicos, perdeu boa parte da sessão nos boxes. O espanhol amargou um 11º posto na tabela de tempos.

Vitaly Petrov levou a Lotus Renault ao sétimo lugar, enquanto Nick Heidfeld terminou o treino em 13º. Não consegui apurar se o Barba teve problemas, mas até onde pude notar, ele andou tanto quanto Petrov.
A equipe certamente está com uma saudade danada de Robert Kubica, que ninguém sabe ainda se poderá um dia voltar a pilotar um F1.
Durante a transmissão na Sportv, Lito Cavalcanti garantiu ter obtido de uma fonte segura, que o contrato do polonês foi rescindido. Prefiro aguardar.

Fechando os dez melhores, aparece a Force India com seus dois carros. Paul di Resta que nunca tinha andado nesta pista acabou em oitavo, enquanto seu parceiro Adrian Sutil foi o décimo. Entre eles, o mexicano Sérgio Perez colocou a Sauber em nono.

Na Williams a situação segue caótica. O time inglês segue andando muito mal, e se bobear vai tomar da Lotus Nanica. A coisa está tão ruim que Pastor Maldanado acabou a sessão à frente de Rubens Barrichello. O venezuelano foi o 15º enquanto o experiente brazuca terminou em 16º.

Interessante notar que a força do motor, aliada ao KERS eficiente, tem um peso muito grande na pista turca. Entre os dez mais rápidos, seis são empurrados pela usina de força da Mercedes.

Amanhã a classificação promete ser intensa, McLaren e Red Bull devem travar uma bela briga. A Mercedes tem nas mãos uma bela chance para finalmente colocar seus carros mais à  frente na classificação. Ferrari e Lotus Renault devem ficar um pouco mais atrás, lutando entre sí.

3 comentários:

orlando disse...

Obrigado, agora estou atualizado!
Abçs..

TW disse...

Sempre que leio os pitacos, fico por dentro de todo o treino. Parabéns!

E na Ferrari, pelo visto só serve a mesma alternativa para melhora do circuito de Abu Dhabi: uma bomba!

Marcelonso disse...

Camaradas, isso é feito para vocês.
Valeu!