28 de maio de 2011

GP de Mônaco - A classificação em pitacos


Um forte acidente do mexicano Sérgio Peres da Sauber, marcou negativamente o treino classificatório. O piloto mexicano perdeu o controle de seu carro na saída do túnel e bateu muito forte. Exatamente no mesmo local onde em 1994, Karl Wendlinger, que também pilotava uma Sauber quase morreu. Felizmente as primeiras noticias apontam o quadro estável do mexicano.

Ainda que as ruelas estreitas do Principado acabem por nivelar as diferenças entre os carros, com  uma menor exigencia na questão aerodinâmica, não tem jeito a Red Bull está na ponta pela sexta vez, em seis corridas.

Sebastian Vettel conquistou a quinta pole position na temporada, a 20º na carreira. Seu parceiro Mark Webber larga na terceira posição.

Com a interrupção da classificação, o maior prejudicado foi o inglês Lewis Hamilton. O jovem inglês estava na sua volta rápida, no fim das contas, acabou apenas na sétima posição. Já seu parceiro Jenson Button larga ao lado de Sebastian Vettel, na segunda posição.

Na Ferrari, El Fódon de las Astúrias não conseguiu repetir na classificação o mesmo desempenho apresentado nos treinos livres. O espanhol vai largar na quarta posição, enquanto Felipe Massa parte da sexta posição.

Michael Schumacher, mais uma vez conseguiu se classificar à frente do parceiro de equipe Nico Rosberg.O velho alemão vai largar na quinta posição. Nico Rosberg larga na oitava posição.
Aqui cabe uma explicação: Rosberg sofreu um forte acidente no terceiro treino livre, e consequentemente seu carro foi parcialmente destruido.
A equipe trabalhou intensamente e conseguiu aprontar o carro para a classificação, mas sabe como é, o carro não é mais o mesmo...

Na gloriosa equipe Williams, mais uma vez Pastor Maldanado honrou o time levando sua máquina ao Q3.
O piloto venezuelano larga em nono. Se não fizer bobagem, dessa vez sai o pontinho tão esperado pela equipe.
Rubens Barrichello, pela terceira vez na temporada acaba atrás do companheiro na classificação, na 12ª posição. A desculpa dessa vez foi a asa traseira diferente daquela utilizada por Maldanado, que em tese, estaria preparada para a corrida, sei...

Sergio Peres terminou a sessão evidentemente na décima colocação, mas não deverá correr amanhã.
Assim Vitaly Petrov será alçado a 10º posição. E por falar em Lotus Renault, a equipe continua devendo em Mônaco.

Amanhã será uma corrida dura, certamente com muitas intervenções do Safety Car. Sebastian Vettel, por largar na pole tem meio caminho andado para mais uma vitória. Tudo vai depender da largada, pois a primeira curva, a Saint Devote, sempre reserva encrenca.

Com relação a ultrapassagens, não acredito que elas aconteçam nesta pista. Mas os pneus devem ajudar a apimentar um pouco o espetáculo. Minha aposta para amanhã : Vettel, Button e Webber
                                clique na imagem para ampliar

Um comentário:

Ron Groo disse...

Eu fiquei com a forte sensação de que mesmo sem a interrupção dos treinos por conta do acidente, os outros não chegariam no 1:13:05 do Vettel, foi espantoso.