26 de maio de 2011

GP de Mônaco - Treinos Livres


O circuito de rua em Monte Carlo, não requer tanta eficiencia aerodinâmica como as demais pistas do calendário, além disso, nesse tipo de pista quem tem competencia e talento, consegue fazer o carro andar além do limite.
Essa é a explicação para o melhor tempo de Fernando Alonso nos treinos livres, e mesmo que não tenha valor nenhum, serviu para diminuir um pouco da pressão que a equipe está sofrendo.

Mas, essa história de descontar a diferença no braço, não significa que a Red Bull estará distante da luta pela pole e vitória, pelo contrário. É licito dizer que a luta pela ponta será mais dura que o habitual, mas os azuis estarão na briga, não se engane.

Os rubrotaurinos tem o péssimo habito de esconder o leite na sexta-feira, tem sido assim há séculos... Sebastian Vettel acabou a segunda sessão com a quinta melhor marca, enquanto Mark Webber fechou o dia apenas na oitava posição. Mas certamente amanhã, o Tião Alemão e o Canguru Australiano estarão em melhor forma.

Quem também fez um bom treino foi a McLaren. Lewis Hamilton foi o segundo mais veloz, enquanto seu companheiro de escuderia, Jenson Button, fechou a sessão na quarta posição. O time inglês tem um bom carro para essa pista, conta com pilotos talentosos, e certamente lutará diretamente pela pole, a chance é boa.

Beneficiando pela menor distância entre-eixos, o carro da Mercedes se adaptou muito bem as ruas do Principado. Nico Rosberg fechou a sessão com a terceira melhor marca. Já Michael Schumacher, bateu no primeiro treino livre, fechou o dia na sétima posição.

A Lotus Renault ficou devendo nesse primeiro treino. A equipe esperava bem mais que apenas a 10ª posição de Nick Heidfeld e a 11ª de Vitaly Petrov neste primeiro dia. ( Que falta faz Robert Kubica!).

Adrian Sutil sempre consegue andar bem neste circuito, e hoje não foi diferente. O alemão colocou sua Force India em nono.

Os brasileiros
Felipe Massa chegou a liderar a segunda sessão, mas a medida que os tempos começaram a cair o brasileiro foi ficando para trás. Até tentou melhorar seu tempo, mas balançou demais e travou pneus muitas vezes.
No fim, a Ferrari o incumbiu de andar pela pista com pneus supermacios e tanque cheio para testar a durabilidade.
Rubens Barrichello fez um treino discreto, sempre distante dos dez melhores. O piloto brazuca fechou o dia em 13º, indicando que a Williams terá mais um final de semana complicado pela frente.

A luta pela pole
Amanhã a disputa pela posição de honra, promete ser intensa. Se até aqui, muitos times optaram por economizar um jogo dos pneus mais moles do fim de semana, fazendo apenas uma tentativa no Q3, em Monte Carlo largar na ponta significa meio caminho andado.
Como disse no inicio desse post, o braço faz muita diferença em Monte Carlo, portanto, arriscaria dizer  que a Ferrari tem uma bela de chance para entrar na luta da pole position com Red Bull e McLaren, afinal de contas, em Mônaco o que parece impossível, as vezes acontece...

Aos tempos:
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min15s123 (42)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s105 (33)
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s198 (44)
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s325 (38)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s544 (46)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s658 (45)
7º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s233 (33)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s519 (42)
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s978 (46 )
10º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s003 (38)
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s214 (35)
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s418 (47)
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s447 (39 )
14º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s458 (32)
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s510 (49)
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s583 (37)
17º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s666 (43)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 3s143 (50)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s367 (39)
20º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 3s930 (15)
21º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 4s062 (40)
22º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 4s215 (35)
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 6s943 (33)

2 comentários:

Ron Groo disse...

Primeiros treinos livres são iguais tanto em Spa quanto em Mônaco... É dia de brilhareco.

Os carros não melhoram dentro de caixas, logo este brilho da Ferrari é mais pra iludir que pra agradar...

TW disse...

Marcelonso,

acho possível a ferrari, se estiver em condições de brigar pela pole, arriscar tudo por ela, mesmo que isso consuma pneus. ainda assim, acredito que vettel responderá à altura no sábado. e quero ver a mclaren bem aqui também.

abs