21 de junho de 2011

Fia quer segurar os Touros Vermelhos

A FIA tenta a todo custo conter a força da equipe rubrotaurina. Como é sabido, a partir do Grande Prêmio da Inglaterra, começa a valer a proibição da utilização dos gases expelidos pelo escapamento, no auxilio a aerodinâmica traseira.

Ou seja, será proibida aquela configuração que faz com que o motor seja mapeado, e consequentemente a ignição atrasada.
Essa "manobra" de atrasar a ignição, permite manter a aceleração, mesmo quando o piloto retira o pé do acelerador, mantendo o fluxo de gases expelidos pelo escapamento que tanto ajudam na aerodinâmica traseira, principalmente nos bólidos da Red Bull.

Além dessa medida, a FIA anunciou outra modificação no regulamento já para a corrida do próximo domingo em Valência.
Não será mais permitido as escuderias, alterar o mapeamento do motor entre a classificação e a corrida, um dos trunfos da Red Bull.
A FIA, declarou por intermédio de Charlie Whiting, que as mudanças começam a valer imediatamente, não adianta chorar!
Quem desejar alterar o mapeamento daqui para frente, só poderá faze-lo após a largada, uma opção totalmente inviável, pois demandaria muito tempo.

Os times utilizavam deste recurso para aquecer mais rapidamente o difusor, e apesar de elevar o consumo de combustivel, o desempenho do carro era otimizado. Adivinha qual era a equipe que mais tirava proveito desse recurso? Isso mesmo, a Red Bull.

A equipe azul obviamente não concorda com as mudanças, e classifica como estranha uma alteração dessa natureza no meio do certame. Ainda assim os engenheiros estão trabalhando em soluções alternativas.

O quanto essas medidas afetarão a divisão de forças no campeonato, ninguém sabe ao certo. A McLaren está empolgada, pois os ingleses acreditam que a distância para a Red Bull pode ser reduzida drasticamente. A Ferrari é outra que aposta nessa mudança.
Por outro lado, Lotus Renault e Mercedes poderão perder muito. Segundo especialistas, seriam os times com maior dependencia deste conceito.

De qualquer modo uma coisa é certa, se mesmo sem o auxilio do baladado escapamento a Red Bull continuar voando, esse povo irá a loucura...

2 comentários:

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Grana do além!!!

Não é alentejo...é além Maranello!!!
Capichi!!

Abraço do Giglio

TW disse...

Marcelonso,

é muito difícil prever o que pode acontecer com os carros já em Valencia, mas acredito que lá a grande mudança que poderemos ver é no sábado. Na corrida, a meu ver, a Red Bull continua como favorita. O certame pode mudar mesmo a partir de Silverstone.

Mas, apesar de ser contra uma hegemonia, não acho certo alterar isos quase no meio da temporada. Se tivesse que mudar alguma cosia, tinha que ser feito antes de começar a corrida de Melbourne e não somente agora... o que os interesses políticos não fazem?

abs