13 de junho de 2011

GP do Canadá - Pitacos do dia seguinte


O GP do Canadá deste ano vai ficar marcado na história como uma das corridas mais espetaculares de todos os tempos, as últimas 30 voltas foram sensacionais...

A corrida em Montreal esteve muito perto de ser caótica. No Circuito Gilles Villeneuve, a  distância entre a pista e os muros é extremamante curta em muitos pontos, o que impedia o escoamento da água que despencava aos cântaros.

Além disso, foi a primeira vez desde que a Pirelli se tornou fornecedora de pneus da F1, que tivemos uma corrida molhada.
Era praticamente uma aventura no desconhecido para todos, afinal de contas, apenas um treino foi realizado sob essas condições, no final da pré-temporada, em fevereiro. Ou seja, ninguém tinha qualquer experiência substancial de pneus intermediários ou molhado da empresa italiana.

Sebastian Vettel liderou quase todas as voltas. Durante toda a prova, o alemãozinho conseguiu manter absoluto controle, não cometeu nenhum erro nas ínumeras relargadas.
Mas no finalzinho, exatamente na última volta, quando tentava manter uma distância segura em relação a Jenson Button, para que o piloto inglês não pudesse utilizar a asa móvel, cometeu um pequeno erro e derrapou. Foi o suficiente para perder a liderança. Dessa vez a sorte estava ao lado de Button...

E o que dizer de Button? O piloto gentleman da F1, fez uma corrida de tirar o chapéu. Foram seis paradas, punição, enroscos e tudo mais. Ainda assim o cara foi lá e pimba!
É licito dizer que ele teve uma ajuda da sorte, com as diversas entradas do safety car, mas isso não diminui sua conquista, pelo contrário.
Button com seu jeito tranquilo e comedido, vem conquistando seu espaço na McLaren.

Na outra ponta, Lewis Hamilton segue em rota de colisão com a equipe. A cabeça do piloto inglês parece estar virada do avesso. Nem mesmo em seu ano de estréia, cometeu tantos erros seguidos.
É verdade que seu estilo sempre foi arrojado e agressivo, mas ultimamente passou da conta.

Rumores levantados pelo site Autosport, apontam novamante uma negociação entre a Red Bull e Lewis Hamilton para a próxima temporada. Ainda que a formação da dupla Vettel-Hamilton possa ser extremamente explosiva, começo a acreditar nessa possibilidade, o "casamento" do inglês com McLaren parece estar próximo do fim.

Michael Schumacher deve ter experimentado um misto de satisfação e frustração. Satisfação por ter realizado sua melhor corrida desde o retorno, como nos velhos tempos.
O velho alemão fez uma série de ultrapassagens, mas aquela que aplicou em  Massa e Kobayashi ao mesmo tempo, foi antológica.
Também lutou bravamente com Button e principalmente com Webber pelo pódio, deve ter sentido o gosto da champagne...
Mas por outro lado veio a frustação por ter perdido o pódio nas últimas voltas, quando o pessoal resolveu liberar o uso da asa móvel, a tal DRS.

Na Ferrari, com Fernando Alonso eliminado da disputa, as atenções estavam voltadas para Felipe Massa. O brasileiro até começou bem, mas na segunda parte da corrida, demorou muito para superar Koba San. Aliás esse é um ponto falho no brazuca. Em determinados momentos das corridas, ele empaca. Exita demais para passar e vai perdendo tempo...

Acabou perdendo a posição para Michael Schumacher, depois, errou ao ultrapassar uma Hispânia, tocou no muro e quebrou o bico. Perdeu um pódio certo, terminou apenas na sexta colocação, e ainda por cima chamou Karthikeyan de merda.

E para finalizar esse longo post, uma menção a equipe Williams. Rubens Barrichello mais uma vez conseguiu somar pontos para a escuderia inglesa. Ainda assim, os míseros quatro pontos somados em sete etapas, colocam a Williams à frente apenas das chamadas nanicas.

Um comentário:

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Grande GP...Na ultima volta então!!...e torci para Button..alias é bom cara e tem bom gosta para namoradas...
Massa , concordo , tem momentos que empaca mesmo..alias a ultrapassagem que levou do Schumi foi a mesmo que ele mesmo fez sobre Barrica , no meso lugar a 4 anos atrás!!

El Fódon já era...
Abraço!!