22 de junho de 2011

O que esperar da corrida em Valência ?


A próxima etapa da F1, que acontece neste final de semana nas ruas da cidade espanhola de Valência, levanta muitas questões a serem respondidas.
Os pontos fortes demonstrados pelas equipes até aqui, principalmente pela Red Bull, passam a ser incógnitas com as novas regulamentações introduzidas pela FIA.

Sem o auxilio do mapeamento do motor na qualificação, e com a introdução de novos pneus, a disputa poderá ser mais equilibrada entre os ponteiros.
A intenção da FIA com a mudança de regras no meio do jogo, apoiada por Ferrari, McLaren e Cia, tem endereço certo. Ou seja, acabar com o dominio brutal estabelecido pela equipe rubrotaurina. Resta saber se o objetivo será alcançado.

PIRELLI COM NOVIDADES
Outra questão a fomentar dúvidas para o GP da Europa está relacionada aos pneus. Será a primeira vez que serão utilizados os compostos "médio" da Pirelli.
Ainda que esses pneus tenham sido testados pelas equipes nos treinos livres em Montreal, existem muitas interrogações.
Em temperaturas frias, a borracha demonstrou problemas para atingir a temperatura ideal. Mas em Valência a temperatura não deverá ser problema, já que a previsão indica calor na casa dos 30ºC. Por outro lado, com temperaturas mais elevadas o desgaste tende a ser elevado.

A PISTA
O circuito de  Valência, apesar de projetada em torno da Marina da cidade espanhola pelo "glorioso" Herman Tilke, apresenta vários pontos de alta velocidade, e sempre apresenta um bom nível de aderência.

Além disso, o asfalto da pista espanhola tem qualidade, proporcionando aos engenheiros a chance de "cravar" o carro no solo, com a utilização de molas mais macias na parte traseira do carro.
Essa prática, em tese, faz o bólido ter uma maior aderência ao acelerar. Só que é justamente neste ponto que mora o perigo. Com o carro mais "baixo", os pilotos precisam redobrar a atenção com as zebras.

Composto por 25 curvas, o traçado exige um trabalho extra de carros e pilotos. São 64 mudanças de trajetória a cada volta.

ULTRAPASSAGENS E FREIOS
Mesmo com as duas zonas de ultrapassagens instituidas pela FIA, e o fato das equipes utilizarem uma carga aerodinâmica reduzida, ultrapassar não será uma tarefa fácil.

Outra questão importante nesta pista repleta de curvas, serão os freios. Os sistemas serão muito exigidos, e com a alta temperatura prevista, problemas poderão surgir.

ATUALIZAÇÕES
Muitas escuderias prometem novidades para essa corrida. Será interessante observar as alternativas encontradas pelos engenheiros para contornar as limitações impostas pela FIA.
Sem a utilização eficiente do difusor traseiro, as equipes precisam encontrar soluções alternativas. Williams, Force India e Toro Rosso prometem novidades justamente nesta área.

FAVORITISMO
Ainda que a questão sobre o favoritismo não seja uma tarefa fácil de responder nas atuais circuntancias, Red Bull e McLaren devem permancer na ponta. Mas dessa vez, a luta na classificação promete ser mais dura.
Correndo por fora, aparece a Ferrari. Fernando Alonso, após o bom desempenho em Montreal, promete lutar pela vitória em casa. O calor pode ajudar as  máquinas vermelhas.

Atrás do "trio de ferro", a luta promete ser intensa. Mercedes, Lotus Renault, Sauber, Force India e até mesmo a Williams deverão travar um bom duelo.

VETTEL VENCEU EM 2010
Em 2010, a corrida foi marcada pelo espetacular acidente entre Heikki Kovalainen ( Team Lotus) e Mark Webber (Red Bull), quando o australiano saiu literalmente voando pela pista.
A vitória ficou com Sebastian Vettel, seguido pela dupla da McLaren : Lewis Hamilton e Jenson Button, segundo e terceiro respectivamente.

2 comentários:

TW disse...

Marcelonso,

esse pneu é uma incógnita. Valencia tem um circuito com as fortes freadas depois das retas e a temperatura elevada, o que faz gastar bastante borracha. Acho que poderemos ter uma bela disputa.

não é o melhor circuito do mundo, exige muito do piloto, mas se não tivesse DRS e KERS teríamos uma procissão com certeza.

difícil dizer que vencerá, mas acho que a ferrari perderá um pouco de performance com esses pneus médios.

abs

Ron Groo disse...

Esperar eu não espero nada, mas com esta "nova ordem" até Mônaco conseguiu ser eletrizante... Então vamos pra lá imbuídos de bastante otimismo, não?