23 de agosto de 2011

Bélgica Retrô (2) - 14 km

 
Após um hiato de um ano, motivado pela solicitação de pilotos por mais segurança no circuito de Spa Francorchamps, a F1 retornava  ao lendário circuito belga no ano de 1970.

Os organizadores que ficaram sem a prova em 1969, foram obrigados a acatar a exigência dos pilotos e instalar guard rails por toda a pista - na época com pouco mais de 14 km de extensão.( Atualmente a pista tem sete quilometros )

A corrida ficou marcada pela ausência da McLaren, pois seu fundador Bruce McLaren havia falecido cinco dias antes, testando um de seus carros em Goodwood, aos 32 anos de idade.

A prova belga foi vencida pelo mexicano Pedro Rodrigues (BRM), seguido de Cris Amon (March-Ford) em segundo. Jean Pierre Beltoise (Matra) completou o pódio, em terceiro.

Apesar do esforço dos organizadores, aumentando o nível de segurança em Spa Francorchamps naquele ano, a F1 só retornaria ao lendário circuito em 1983.

Embora a pista tenha sido reduzida a metade, a remodelação manteve as caracteristicas marcantes da traçado. (Ainda bem que naquela época não existia nenhum "Tilke da vida " para fazer cagada)

Um comentário:

TW disse...

Marcelo,

souberam manter as características da pista e por isso ela é a preferida entre os pilotos. Mas que a de 14km deveria ser sensacional, isso não resta dúvidas, embora perigosa.

Mas fico imaginando quantos mais teriam morrido nesse período, onde aconteceram muitas perdas, se Spa tivesse ficado no calendário.

abs