24 de agosto de 2011

Fórmula Verde


Segundo informações vindas do velho continente, a FIA planeja criar até 2013 um campeonato para monopostos elétricos, isso mesmo, elétricos.

Uma comissão denominada ENECC, liderada pelo ex-chefe de desenvolvimento da BMW, Burkhard Goshel, vem trabalhando arduamente no projeto. Segundo consta, a equipe Mercedes também auxiliou no desenvolvimento do modelo.

O objetivo é situar o desempenho dos novos carros entre a F3 e a F1, com potencia estimada de 500 kW(683 hp) e  peso máximo com piloto em torno de 780 kg.

Ao contrário do que muitos possam estar imaginando, as provas não serão realizadas em circuitos permanentes, como na F1.

Os organizadores planejam fazer corridas em grandes áreas urbanas - corridas de rua, relativamente curtas. Com duração entre 15 e 30 minutos, acompanhada de shows musicais.
Tudo com o objetivo de atingir o público jovem, e obviamente criar uma "imagem verde" do automobilismo.
     O volante lembra os modelos da década de 90, sem tantos botões.

Será essa uma tendência do automobilismo? Se foi dificil engolir essa história de KERS e DRS, imagina uma corrida com carros que não fazem barulho...

Ainda que o barulho dos motores possa ser fabricado, como disse Ross Brawn, não é a mesma coisa...

Um comentário:

TW disse...

Marcelo,

pode ser até fabricado o barulho do motor, mas será tão artificial quanto as ultrapassagens desse ano na F1.

Mas gosto da ideia analisando o lado da imagem do automobilismo e da questão ambiental, mas não gosto pelo lado do automobilismo.

abs