28 de agosto de 2011

GP da Bélgica - Pitacos da corrida



Após praticamente um mês de férias a F1 não poderia escolher cenário melhor para retornar ao batente. A pista de Spa Francorchamps é daquelas que sempre produzem corridas boas, com ou sem chuva. E nesse domingo não foi diferente.

Foi uma bela corrida, com muita movimentação, disputas e ultrapassagens - com direito a um embate memorável entre El Fódon e o Canguru na entrada da Eau Rouge, os dois pilotos quase tocaram roda a 300 km/h - foi de arrepiar.

A vitória de Sebastian Vettel não foi tão fácil como parece. O alemonzinho precisou duelar com Nico Rosberg e Fernando Alonso na primeira metade da prova e  ficar de olho nos pneus ao mesmo tempo, mesmo assim, não deixou de ser agressivo quando foi preciso. Na parte final, sua vida foi um pouco mais tranquila.

O vice-lider do campeonato, Mark Webber, precisa fazer urgentemente um cursinho intensivo para aprender a largar. Não é possivel. O Canguru cochila a cada largada. Dessa vez o prejuizo foi revertido com algumas boas ultrapassagens, mas com um carro daqueles nas mãos, o minimo que se espera é que Webber chegue ao menos atrás do Tião Alemão.
No entanto, em doze corridas, essa foi apenas a segunda dobradinha no ano, lembrando que Vettel venceu sete vezes até agora.

Por outro lado, Jenson Button fez um corridão. O piloto inglês comprova que gosta de condições adversas. Largando da 13ª posição, Button estava inspiradissimo. Foi passando um a um seus adversários até chegar no pódio, em terceiro.
Já seu parceiro Lewis Hamilton estava fazendo uma boa corrida, mas numa bobeira acabou envolvido num acidente com Kamui Kobayashi e ficou fora da corrida.

Na Ferrari não há muito o que comemorar. El Fódon ainda chegou a lutar pela ponta no começo da prova, enquanto calçava pneus macios. Mas na sequencia da corrida, quando colocou pneus mais duros, a queda de performance foi brutal - Vettel chegou e virar quase 2 segundos mais rápido numa volta.
Para piorar, a Ferrari perdeu a chance de fazer uma troca quando o Safety Car foi acionado. Como castigo, perdeu o pódio para Button.

Felipe Massa foi uma tristeza hoje, aliás tem sido assim há tempos. O piloto brazuca simplesmente chega atrás dos adversários e empaca, principalmente quando esse cara é o Rosberguinho! Sem conseguir passar, vai perdendo o contato com a turma da frente e acaba cochilando...lá uma vez ou outra acorda, mas volta a dormir novamente.

Por outro lado, Michael Schumacher parecia estar ligadão hoje. O velho kaiser fez sua melhor corrida desde o regresso. Largou em último e chegou em quinto, superando o parceiro Rosberguinho nas últimas voltas da corrida.

Vale mencionar o bom trabalho da turma que fechou a zona de pontos. Adrian Sutil, foi o sétimo, Vitaly Petrov terminou em nono e Pastor Maldonado finalmente marcou seu primeiro pontinho na F1 com a décima colocação.

Enquanto isso, Gonçalves ficou mais uma vez fora da zona de pontos...

Por fim a estréia de Bruno Senna. Se no sábado o primeiro-sobrinho foi um dos destaques na qualificação, no domingo, um erro na largada minou suas chances na corrida.
 Acabou causando um acidente, teve o bico quebrado e ainda por cima foi punido, e assim, lá se foi à possibilidade de pontuar – acontece.

No fim das contas, o saldo ainda foi positivo. Conseguiu terminar a corrida na mesma volta do líder, em 13º.
Mas não devemos e nem podemos julgá-lo pelo treino, ou pela corrida. Ainda é cedo demais para isso. Não podemos achar que ele fará milagre – conter o “pachequismo” de parte da imprensa brasileira é preciso.

O primeiro-sobrinho carrega um duro fardo – o sobrenome Senna. A cobrança e a comparação com seu tio Ayrton, sempre estarão presentes, querendo ou não.
Portanto é preciso dar um pouco mais de tempo a Bruno Senna, afinal de contas, ele mostrou que tem condições de entrar para a turma.

Mas na F1 esse tempo, não pode ser muito longo. Já na próxima corrida em Monza, na Itália, o primeiro-sobrinho precisará mostrar a que veio, pois a F1 tem pressa. 


Um comentário:

Ron Groo disse...

Prova ótima, como só Spa pode dar.
Muitas ultrapassagens, mas uma pena que o tal DRS foi tão preponderante.
A pista não merecia.