26 de agosto de 2011

GP da Bélgica - Pitacos dos treinos livres

Foi-se o tempo em que a sexta-feira tinha valor na F1. Hoje em dia, são dois treinos livres onde equipes e pilotos experimentam tudo e mais um pouco, coletando informações e mais informações - na busca do acerto ideal para a classificação e a corrida, sem contar que tem gente que esconde o leite...

E para complicar um pouco mais as coisas em Spa, o chuva marcou presença nos dois treinos livres.

No treino matutino, vejam só, Michael Schumacher foi o mais veloz. E justamente numa data festiva - na comemoração de seus 20 anos de F1.
Mas tem uma explicação: os pilotos da Mercedes foram os únicos que fizeram tempo com a pista quase seca, digamos. Tanto que Michael foi o primeiro, e Rosberguinho o segundo.

Sabe quem foi o mais rápido no piso molhado? Ele mesmo - Jenson Button

Quem não aproveitou muito bem o 1º ensaio, foi Bruno Senna - completou apenas sete voltas.
O primeiro-sobrinho acabou escapando da pista e deu uma batidinha de leve na barreira de pneus - lá se foi a suspensão traseira...acontece!

Na parte da tarde a "pilotada" teve mais tempo de pista seca. Mas é claro que a chuva voltou no final da sessão, e acabou com a brincadeira mais cedo...

Quem se deu melhor foi Mark Webber. O Canguru fechou o dia no topo da tabela de tempos. Ainda que não diga muito, ao menos é uma vantagem psicológica começar na frente.

A seguir vieram Fernando Alonso e Jenson Button, segundo e terceiro respectivamente. Lewis Hamilton foi o quarto e Sebastian Vettel terminou o dia em décimo.

BRAZUCAS
Felipe Massa mesmo com a esperança renovada não foi muito a frente do habitual , terminou em quinto. Rubens Barrichello experimentando uma asa traseira muito estranha fechou a sessão em 16º,  quatro posições atrás do companheiro de equipe Pastor Maldonado.

Bruno Senna conseguiu aproveitar melhor o segundo treino. Dessa vez o piloto brasileiro completou 21 giros e terminou a sessão em 17º. Seu parceiro de equipe Petrov enfrentou problemas e acabou na 24º e última posição. Ou seja, não dá para comparar os tempos.

O importante é Bruno adquirir milhagem, não fazer bobagem e andar o mais próximo possivel do companheiro de equipe. Se conseguir isso, e passar amanhã para a segunda fase da classificação, estará no lucro. Não esperem milagre, não vai acontecer.




Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

realmente, não se pode tirar quase nada de conclusivo de hoje, como já de costume nas sextas-feiras.

Quanto a Bruno, gostei desse seu primeiro contato com a pista e vamos ver amanhã. Me pareceu seguro e com chances de fazer um bom final de semana. Com um pouco de sorte, quem sabe não consegue algo bom?

abs