30 de agosto de 2011

No Túnel do tempo - Uma pista com muita história


O tradicional circuito de Monza (Italia) é mais uma daquelas boas pistas que exalam história. A F1 corre por lá desde seus primórdios, em 1950. Assim como em Spa Francorchamps, vencer nesta pista italiana tem um sabor especial.

A pista de Monza sempre teve uma ligação muito forte com o automobilismo brasileiro. Até porque, foi onde tudo começou - Emerson Fittipaldi venceu o primeiro Mundial nesta pista, em 1972...

Depois disso foram mais nove vitórias brasileiras em Monza. Nélson Piquet está entre os maiores vencedores do circuito italiano, com quatro vitórias(80-83-86-87). Ayrton Senna venceu duas vezes (90-92), e finalmente Rubens Barrichello venceu outras três vezes (02-04-09).

Foi também em Monza que um certo alemonzinho apresentou seu cartão de visitas ao vencer  primeira vez em 2008 a bordo de uma Toro Rosso. Seu nome - Sebastian Vettel.

Ah, sim! Faltou dizer que o maior vencedor nesta pista é outro alemão - Michael Schumacher com cinco vitórias (96-98-00-03-06)

3 comentários:

Marcos Antonio disse...

grande pista de Monza, minha preferida é Spa, mas Monza não fica atrás, maravilhoso lugara para termos corridas.

TW disse...

Marcelonso,

Monza tem história e todo piloto quer vencer lá porque é a mais rápida pista do calendário. Pena que dificilmente, teremos a décima vitória brasileira por lá, mesmo com a Ferrari andando bem lá historicamente, alonso deve superar Massa mais uma vez =/

Sem dúvida, se a F1 é imperdível, Monza é uma daquelas que não se pode perder de forma alguma.

abs

Ron Groo disse...

Esta é minha pista predileta, sem mais.