16 de dezembro de 2011

Retrovisor (11) - GP da Hungria


Ao contrário do habitual, a prova realizada neste ano em solo húngaro foi surpreendente. Aconteceu de tudo um pouco - a corrida começou com piso molhado, foi recheada de disputas, repleta de acidentes, trabalho intenso nos boxes, enfim, foi uma prova pra lá de movimentada, bem diferente da monotonia habitual encontrada anualmente no circuito de Hungaroring...

E assim como foi em Nurburgring, a McLaren voltou a mostrar força. Nas voltas iniciais, Lewis Hamilton partiu para o ataque e tomou a liderança de Sebastian Vettel. Parecia que Luizinho emplacaria a sua segunda vitória consecutiva, parecia...

Mas o dia dessa vez era de Jenson Button. Ainda que o inglês não seja o tipo de piloto que dá espetáculo regularmente, em Hungaroring fez uma prova irretocável.
Foi uma verdadeira aula de estratégia e pilotagem, daquelas que Button costuma realizar de tempos em tempos, em situações como essa.

O triunfo de Button aconteceu justamente na pista que marcou sua primeira vitória na F1, em 2006 com a extinta equipe Honda - exatamente na sua 200ª corrida na categoria.

Ainda que não tenha vencido, Tião Alemão, foi o maior vitorioso do final de semana. O alemonzinho, segundo colocado na prova, ampliou ainda mais sua folga na liderança do campeonato - de 77 para 85 pontos, em relação ao vice-lider.
Tiãozinho mostrou aos seus criticos de plantão, que também sabe usar a cabeça, ficando distante de confusões.

El Fódon de Las Asturias, novamente tirando leite de pedra, levou sua Ferrari ao pódio, com a terceira colocação.

De olhos nas rivais que se aproximavam, Adrian Newey, prometia inovações na máquina rubrotaurina para a corrida seguinte, logo após as férias da categoria - em Spa Francorchamps.

Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

Hamilton foi punido por um cavalo-de-pau, colocando em risco a segurança de outros pilotos e ainda trocou de pneus quando não era necessário.

Button fez mais uma bela corrida. Vettel já tinha o título engatilhado, mas ali, esperava que a McLaren viesse mais forte das férias. Não foi o que aconteceu.

abs