8 de dezembro de 2011

Retrovisor (7) - GP do Canadá


O  GP do Canadá deste ano foi eletrizante - arriscaria dizer que foi a melhor prova da temporada. 

Ainda que tenha sido uma corrida dividida em duas partes, aconteceu de tudo. Muita chuva, duas horas de interrupção, trocentas intervenções do Safety Car, enfim, foi uma verdadeira corrida maluca.

Jenson Button mesmo com seis paradas, punição e o escambau, conquistou uma vitória inacreditável - daquelas que entram para a história com direiro a final épico.

A prova canadense ficará marcada nos anais da F1, como uma das corridas mais espetaculares de todos os tempos, as últimas 30 voltas foram sensacionais...

A corrida esteve muito perto de ser caótica. No circuito Gilles Villeneuve, a distância entre a pista e os muros é muito curta em vários pontos, e isso acabou impedindo o escoamento da água que despencava aos cântaros.

Ainda por cima, era a primeira vez desde que a Pirelli se tornou fornecedora de pneus para a F1, que acontecia uma corrida molhada. Praticamente uma aventura no desconhecido para todos, até porque, apenas uma treino havia sido realizado nestas condições - no final da pré- temporada em fevereiro.

Sebastian Vettel liderou praticamente todas as voltas. Mesmo com a pista parecendo um rio, o alemonzinho seguia mantendo absoluto controle do equipamento, sem errar uma relargada sequer...

Mas na última volta, quando tentava manter uma distância segura em relação a Button, para que o piloto inglês não pudesse utilizar a asa móvel, Vettel acabou cometendo um pequeno erro e derrapou - foi o suficiente para perder a liderança para Button. Dessa vez a sorte estava ao lado do piloto da McLaren.

E o que dizer da corrida de Button? O inglês fez uma corrida de tirar o chapéu. O sujeito fez seis paradas, se enroscou com Alonso, foi punido e mesmo assim venceu. É verdade que as inúmeras entradas do Safety Car ajudaram, mas isso não diminuiu em nada sua conquista, pelo contrário.

Button com seu jeito de lorde inglês, começava a conquistar seu espaço na Mclaren. Enquanto na outra ponta, seu parceiro Lewis Hamilton seguia em rota de colisão com a equipe após mais uma corrida repleta de erros.

Michael Schumacher também fez um corridão. Na verdade, o alemão queixudo viveu um misto de satisfação e frustação.
Satisfação por ter realizado uma corrida como nos velhos tempos - com direito a uma ultrapassagem antológica sobre Koba-san e Felipe Massa ao mesmo tempo. Por outro lado, ficou frustado por perder o pódio para Mark Webber nas últimas voltas...

A equipe Willliams somava mais dois pontos no campeonato. Ainda assim, o tradicional time inglês seguia à frente apenas das chamadas nanicas...

2 comentários:

TW disse...

Marcelonso,

foi de longe, na minha humilde opinião, a melhor corrida do ano. E que vitória espetacular do Button!!

Lewis estava batendo até no companheiro e Schumi, como você bem destacou, fez uma bela corrida.

E a chegada de Massa e Kobayashi, com o brasileiro cosneguindo a posição no último instante, os dois passando à la Senna e Mansell em 86. Ótima prova.

abs

ps: confesso que não esperava que houvesse mais corrida, a chuva era muito forte e não parecia que ia parar tão cedo.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

vc está certo e tbm faço minhas as palavras do TW: a melhor prova do ano...

Button foi perfeito... e as demais disputas tbm foram sensacionais...

abs..