27 de dezembro de 2011

Top Five - 2011


1ª A CORRIDA DO ANO - GP DO CANADÁ
A prova realizada em Montreal foi daquelas sensacionais, ainda que tenha sido divida em duas partes, aconteceu de tudo um pouco. Chuva torrencial, interrupção da corrida por mais de duas horas, diversas intervenções do Safety Car, relargadas e toques as pencas, batidas...enfim, foi a verdadeira corrida maluca.
Coroada com um final épico, daqueles que permanecerão na memória pela eternidade...


2º OS MELHORES DO GRID
Pela ordem, os melhores do grid foram: Sebastian Vettel, Jenson Button e Fernando Alonso.

Alguns dirão que Tiãozinho tinha nas mãos uma nave espacial, o que é verdade. Foram 11 vitórias e 15 poles em 19 corridas.
Por outro lado, o fato de contar com uma máquina extra-terrestre não diminui em nada sua conquista, pelo contrário.

Comprova a tese na qual o conjunto(piloto/máquina) faz toda a diferença - basta olhar para o desempenho do seu companheiro Webber, apenas 1 vitória (isso porque ajudaram)

Jenson Button como disse várias vezes por aqui, não é o tipo de piloto que dá espetáculo a toda corrida, mas quando dá, merece ser aplaudido de pé. A vitória no Canadá foi sensacional, a recuperação foi inacreditável.
Ao longo da temporada, Button mostrou uma faceta mais agressiva. Tornou-se um piloto mais decidido e muito mais eficiente. Arriscaria dizer que o inglês está bem acima daquele piloto de 2009 que venceu o campeonato com a Brawn.

Mesmo não estando em pé de igualdade com Red Bull e McLaren ao longo da temporada, o espanhol conseguiu fazer sua Ferrari andar além do limite.
Largando praticamente a temporada inteira na terceira fila, El Fódon foi presença constante nos pódios, chegou inclusive a vencer uma corrida - GP da Inglaterra. A bordo de uma máquina limitada, o espanhol mostrou que não é bicampeão por acaso.


3º A MELHOR ULTRAPASSAGEM DA TEMPORADA


Numa temporada marcada por inúmeras ultrapassagens, grande parte graças a DRS aliada ao pneu de farinha da Pirelli, fizeram o ano de 2011 entrar para a história com a marca de 1200 ultrapassagens.
No inicio olhavamos com uma certa reserva, pelo fato do artificialismo, mas no final acabamos rendidos a diversão que essas traquitanas nos proporcionaram na maioria das provas.
Dentre todas ultrapassagens, assistir Uéééber superar El Fódon na entrada da Eau Rouge foi de arrepiar...

4ª A MÁQUINA DOS SONHOS


Em 2009 a Red Bull começou a mostrar que seu carro tinha muito potencial. O modelo batizado RB5 conseguiu equalizar a disputa com a então poderosa BrawnGP ao longo da temporada. No ano seguinte (2010), o modelo evoluido RB6, levou o campeonato.
Nesse ano, o RB7 assombrou - não deu a menor chance para a concorrência. Foram 12 vitórias e 18 poles em 19 corridas...

5ª A HOMENAGEM


Existem certos conceitos que precisam ser mudados ao longo dos anos. Um deles é homenagear pessoas que se destacaram nas mais diversas áreas enquanto estão vivas, e não apenas depois de sua morte. Felizmente isso tem começado a acontecer  aqui em Terra Brasilis.
No GP do Brasil deste ano, assistir Nélson Piquet feliz da vida, desfilando pelo circuito de Interlagos a bordo do carro que lhe deu o primeiro título mundial, foi de arrepiar... fez valer o ingresso.




3 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelo,

perfeito o top five... é o retrato fiel de 2011...

abs...

TW disse...

Marcelonso,

mais um post sabendo relembrar bem os fatos deste ano, tanto para aficcionados pela F1 como para leigos.

Belo trabalho!

abs

Ron Groo disse...

Perfeito! Sem mais.