15 de janeiro de 2012

Do fundo do baú


Durante três temporadas ( 1971 a 1973), Jackie Stewart e François Cévert formaram uma bela dupla na saudosa equipe Tyrrel. O piloto francês tinha muito respeito e lealdade para o então bicampeão, Stewart.

Nesse periodo, Stewart conquistou dois campeonatos (1971 e 1973), enquanto Cévert venceu apenas uma única corrida - em Watkins Glen (EUA).

Em 1973, percebendo a evolução e velocidade do parceiro, Stewart decidiu que era chegada a hora de parar - com ou sem o tricampeonato. Decisão essa, que somente Ken Tyrrel tinha conhecimento.

Na última prova da categoria, em Watkins Glen, tudo estava preparado para a festa de despedida de Stewart, seria sua 100ª corrida. Mas nos treinos livres, durante uma volta rápida, Cévert perdeu o controle de seu carro, decolou e acertou o guard-rail a mais de 250km/h - foi um dos piores acidentes já vistos na F1. O piloto francês morreu degolado.

No dia seguinte, em sinal de luto, a equipe Tyrrel retirou seus carros da corrida, e Jackie Stewart anunciou que não correria mais na F1.

5 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas a saída do Stewart não tem relação nenhuma com desempenho de seu companheiro ou dos outros pilotos e sim o seu medo de morrer tanto que ele se retirou não só do da F1, mas de todo automobilismo... Seu único contato com carros de corrida era testar carros para uma emissora de TV.

Ele estava cheio da falta de segurança nas pistas algo que ele se empenhou em melhorar do seu primeiro ano de F1 até depois da sua saída, porém não teve mudanças significativas e os pilotos continuavam a morrer. Ele que tinha esposa e filhos pequenos resolveu abandonar por medo de morrer pois a probabilidade na sua época era de 7 pra 1... Nos dias de hoje é algo em torno de 800 pra 1 a chance de morrer em um acidente de F1.

O próprio Emerson quase sai da F1 quando era piloto da Lotus em função das mortes. Foi o apoio do seu pai que o levou a voltar a trás e continuar a correr.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelo,

imagem fantástica... e a Tyrrell é sempre querida... a dupla Stewart/Cevert era magnífica...

excelente post...

abs...

Renan disse...

Belíssima imagem! Um dos carros mais bonitos e uma das melhores duplas que a F1 já viu.

orlando disse...

A foto fala por si só..
Bela matéria..

TW disse...

Marcelonso,

um final triste num final de semana que tinha tudo para ser de festa. Ótimo post.

abs