18 de janeiro de 2012

Fim de jogo


Rubens Gonçalves Barrichello, bem ou mal, escreveu sua história na F1. Foram 19 temporadas com 326 GPs disputados e apenas 11 vitórias.

Sua carreira foi marcada por altos e baixos. Nesse periodo o piloto brasileiro teve nas mãos alguns bons carros, e outros nem tanto.

É preciso reconhecer, que Barrichello realizou algumas corridas memoráveis, como a primeira vitória em Hockenheim, na Alemanha, por exemplo.

Por outro lado, sua carreira foi marcada por uma série de declarações infelizes, mas o pior de tudo, foi ter entrado na onda da Vênus Platinada e, aceitado assumir um papel que não era seu, logo após a morte de Ayrton Senna.

A emissora oficial, criou então uma expectativa não realista dos resultados que Barrichello conquistaria na categoria. Tudo porque, sem a possibilidade de um brasileirinho vencer, a audiência não alavancaria, e com audiência baixa, as cotas de patrocinio não teriam o mesmo valor...

No Brasil, a esmagadora maioria das pessoas toma conhecimento da F1, somente através da Vênus Platinada, a emissora oficial, é fato. E convenhamos, é muita manipulação e uma infinidade de bobagens juntas.

Ao longo de sua carreira, arriscaria dizer que a única vez que Barrichello teve condições de lutar realmente por um campeonato foi em 2009 na equipe BrawnGP. Mas, ele não conseguiu aproveitar a oportunidade.

A meu ver, essa foi a grande chance, e como não deu, deveria ter dado adeus a F1 - teria deixado a categoria no momento oportuno - sairia por cima.

8 comentários:

orlando disse...

Parabens pela matéria digna de um blog sensato.

Marcelonso disse...

Valeu camarada Orlando, é sempre bacana contar com pessoas como vc por aqui.

abs

Ron Groo disse...

Concordo com você... E mais ou menos foi isto que disse em meu blog.

Marcelo Betioli disse...

Belo post.
Será estranho não ver Rubinho no grid.

Abraços.

Net Esportes disse...

Eu acho que a única coisa que faltou para o Rubinho foi vencer no Brasil. Sempre me pareceu que ele tinha uma vontade enorme de vencer em Interlagos, mais do que ser campeão ... era o quintal da casa dele.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelo,

ótimo post... uma leitura franca da realidade da Vênus Prateada e do próprio Barrichello...


abs...

TW disse...

Marcelonso,

excelente post! Disse tudo!

abs

Unknown disse...

Rubens parou. Minha opinião, com um pouco de pimenta sobre o piloto, marcado pelos insucessos:

http://paixaoclubistica.blogspot.com/2012/01/bi-vice-campeao-rubens-da-adeus-f1.html