20 de janeiro de 2012

Imagens Históricas (10) - Rocket



(Após problemas com a conexão, estou de volta...) Michele Alboreto apesar de nunca ter sido campeão na F1, marcou sua passagem pela categoria máxima do esporte a motor.

Como todo bom italiano, acalentava um sonho de criança - guiar um carro da escuderia de Maranello. 

Após três temporadas na equipe Tyrrel (1981 a 1983), onde conquistou duas vitórias, e realizou algumas belas corridas, Alboreto começou a ser observado com mais atenção pelas grandes equipes.

Conta a lenda, que o piloto italiano chegou a ser convidado no meio da temporada de 1982, pelo próprio Comendador Enzo Ferrari, para guiar uma de suas máquinas. 

Mas, Alboreto numa carta muito educada, acabou recusando o convite. A partir desse momento, o italiano ganhou o apreço de Enzo Ferrari pela demonstração do seu caráter .

"Quando Alboreto estiver livre de qualquer contrato, haverá uma Ferrari à sua disposição" - declarou Enzo Ferrari.

Em 1984, finalmente Michele Alboreto se transferiu para a Ferrari. Após 11 anos sem um piloto italiano, a  bordo de um rossa, era chegada a vez de Alboreto quebrar esse jejum.

Em sua primeira temporada, guiando o carro #27, Alboreto conquistou sua primeira vitória pela Ferrari, e terminou a temporada na 4ª colocação.

No ano seguinte, Alboreto chegou a lutar pelo campeonato, conquistando mais duas vitórias. Mas não conseguiu o sonhado campeonato - acabou vice-campeão. Depois disso, o piloto italiano nunca mais venceu na categoria.

Permaneceu na Ferrari até 1988, e no ano seguinte, retornou a equipe Tyrrel. Na sequência, sem bons resultados entrou numa trajetória descendente na categoria, peregrinando por equipes sem expressão como: Larrouse, Footwork, Scuderia Italia e Minardi...

4 comentários:

TW disse...

Marcelonso,

a exemplo de Barrichello, seu povo depositava muita confiança nele. Conseguiu boas apresentações, foi vice-campeão mundial, mas acabou não obtendo o sucesso que gostaria e sua carreira acabou em descendência, como você bem disse.

abs

Marcelo Betioli disse...

Uma esperança de ser um campeão. Realizando um sonho de pilotar uma Ferrari, mas o título não veio.
Belo post.

Abraços.

Ron Groo disse...

Eu não me lembrava deste carro da Ferrari... É simpático.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelo,

Alboreto estava na Ferrari ao mesmo tempo em que a McLaren tinha Prost e Lauda, a Brabham tinha Piquet, a Lotus tinha De Angelis e Mansell e depois Senna, a Williams tinha Rosberg e Laffite...

Enfim, ele enfrentou feras e sua vida não foi nada fácil...

aproveitando, linda Ferrari...

abs...