10 de fevereiro de 2012

Jerez - Dia 4


E não é que El Fódon foi lá e pimba - cravou a volta mais rápida do dia. Ainda que a melhor marca não diga muito na pré-temporada, nesse caso, serviu ao menos para serenar os ânimos que começavam a se exaltar na midia italiana e na própria Ferrari.

Mas isso não quer dizer que a Ferrari tenha resolvido todos os seus problemas. Até porque, não sabemos o que os italianos estavam testando, tampouco a quantidade de gasolina no tanque e por ai vai...

De qualquer modo, terminar o dia na ponta serviu para mostrar que o carro, talvez não seja tão ruim quando se imaginava. Ou será que a Ferrari jogou para a torcida? Ainda não dá pra dizer.

Por outro lado, é bom que se diga - o tempo registrado hoje por Alonso, seria apenas o terceiro ontem, ou seja, também não foi isso tudo. Mas, não deixa de ser uma luz na vida da Ferrari.

Após quatro dias de testes, nada é conclusivo. Cada equipe seguiu a sua programação, experimentando e testando uma série de coisas. Algumas novidades vão funcionar e outras não, faz parte. Afinal de contas, é pra isso que servem os testes - para testar!

Por outro lado, foi possivel observar a confiabilidade dos novos modelos. A grande maioria das máquinas percorreu grandes distâncias sem maiores problemas.

Algumas equipes chamaram a atenção também pela consistência. A equipe Lotus manteve sua máquina sempre entre as mais velozes, tanto com Raikkonen quanto com Grosjean. O tempo conquistado por Grosjean, na quinta-feira, chamou a atenção de muita gente.

A Toro Rosso, foi mais uma equipe que mostrou uma performance homôgenea. Já a Red Bull e McLaren tiveram participações discretas.

Mas tudo o que aconteceu até agora, não quer dizer muito. Os novos modelos tem muito espaço para evoluir.

Após essa primeira semana de testes, as equipes retornam as suas sedes para analisar os dados coletados e compreender melhor todo o funcionamento das novas máquinas. E obviamente, estudar modificações.
Acredito que a partir do próximo teste em Barcelona (21/02), tudo fique um pouco mais claro.


Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

muita coisa mudará ainda nos carros até a corrida de abertura, em Albert Park. Nesse momento, as equipes continuam sabendo apenas de seus programas e tentando cogitar alguma coisas dos adversários.

Realmente, a Ferrari jogou para a torcida e mídia hoje.

abs