4 de abril de 2012

Ferrauber, você conhece?



Ferrauber, esse é o mais novo apelido da evolução do modelo F2012 que a Ferrari colocará nas pistas em breve, provavelmente no GP da Espanha, em Montemeló.

Os engenheiros de Maranello estão quebrando a cabeça em busca de soluções para o carro que sofre com a falta de pressão aerodinâmica na parte traseira. O grande problema está em encontrar uma forma de utilizar os gases do escapamento sem causar o superaquecimento dos pneus, e a saída pode estar na solução utilizada pela equipe Sauber, daí a origem da alcunha, Ferrauber.


A idéia da equipe helvética é tão boa, que já está sendo questionada como ilegal. Até o momento a FIA avalizou como legal. Por via das dúvidas, a toda poderosa Red Bull tratou de copiar a solução parcialmente.

Que os gases do escapamento são direcionados para a asa traseira todo mundo está careca de saber. Mas acontece que a grande sacada dos engenheiros da Sauber foi deixar uma parte aberta no fundo do carro. Assim esse fluxo de ar é levado para a parte de baixo do extrator. Criando assim o tal efeito Coanda.

6 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

taí uma inovação... rsrsr.. no nome é claro...

abs...

Anônimo disse...

... e M.C., escreve: caramba ! Que susto ! Todos andam... alguns sofreram acidentes, coitados... paralisados estão... uns estão envoltos em rainhas de baterias lindíssimas ! Se não anda ou está acidentado, tá morto. Mas o tal efeito, cOanda, já me molhei muito lavando tijelas... saudações emeléquinas ! Pô, tava assistindo o jogo com os olhos na internet e tudo tava calmo quando, de repente, na rua, com direito a corneta sulafricana... ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ MELECAAAAAAA ! 2 A 2. Aí, parei o que tava fazendo prá ver o jogo e penalti bizonho ! Lá fora após a cobrança fraquinha e quase defendida pelo urubulino goleiro Felipe... ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ MELECAAAAAA ! Não adianta. Mas a culpa é dos sofredores da UPP-Gaveana que são metidos pacas ! Se acham. 99 % de 40.000.000 são. Só 400.000 são gente boa com Don Marcelonso de Itajaí. Tutá do lado de Jorge Ben Jor ! Gente boa pacas... e do Apolinho da Tupi ! Mas o Coanda... efeitinho danado este. Sacanagem ou mais uma manobra da Ferrari para continuar iludindo os incautos. É a terceira força. E lidera o campeonato de pilotos. Que eu saiba o mais importante dos dois.Ninguém sai por aí dizem... "sou campeão de construtores "! Qul o campeão de construtores de 1997 ? Rápido ! Então, deixemos de blábláblá maranellistas e vamos coandar ! Já chegou algum veleirão aí, em Itajaí ?

Anônimo disse...

tijelas... errei ! Tigelas. e tem um "NÃO" na frente de "está acidentado". Será que o senhor Groo abriu o bloguinho ? Vou lá ver...

M.C.

Ron Groo disse...

A Ferrari sempre copia algo de alguém... Já não assusta, o problema é que nunca funciona.

TW disse...

Estão em busca de qualquer coisa que ajude-os a ganhar algum tempo, porque o projeto original deles é uma grande porcaria.

abs

Marcelonso disse...

@M.C.- Amanhã(06) devem chegar os dois primeiros Puma e Telefonica.


abs