23 de maio de 2012

Quarentão


Rubens Gonçalves Barrichello emplacou hoje 40 anos. Não dá pra dizer que a sua carreira na F1 foi ruim, longe disso. Afinal de contas, permanecer por 19 temporadas na categoria não é algo fácil.

Por outro lado, sua trajetória na categoria máxima do automobilismo foi marcada por altos e baixos. Recordo de algumas corridas brilhantes do Gonçalves, mas infelizmente não foram muitas, dá pra contar nos dedos, e olha que o cara largou em 326 GPs...

Também vem a memória as inúmeras desculpas sobre a performance ditas por Barrichello - duas foram sensacionais - buraco aerodinâmico e câmbio incoerente. Como diria o menino prodígio: Santa criatividade...

Sempre achei que Barrichello perdeu a chance de ouro para sair da F1 em 2009, quando a bordo da BrawnGP ganhou algumas corrridas e chegou a lutar pelo campeonato. A meu ver, esse era o momento para sair por cima, mas não foi o que aconteceu...

Bem ou mal, Gonçalves tem seu valor. É um sujeito capaz de polarizar sentimentos opostos nos torcedores. Mas o que muita gente não entende é que ele é um piloto mediano, e como ele, existem centenas por ai. Pra ser campeão, o sujeito precisa estar acima disso, é fato.

Por outro lado é preciso dizer, no trato com o público, Barrichello é atencioso e simpático com todos, já Felipe Massa...Observei isso de perto no último evento de kart realizado aqui na região - 500 Milhas no Beto Carreiro.

Ainda que eu não seja fã do Barrichello e apesar de algumas brincadeiras vez por outra, respeito sua trajetória dentro do automobilismo. Desejo sorte em sua nova empreitada na Indy.

3 comentários:

Anônimo disse...

... é, tem que puxar muito o saco e ser segundão desde... desde. Mais baixos do que altos. Caramba... que memória. Não recordo de nenhuma ! Lembro dele chorando no podium e dancinha robótica ridícula. Tá, o Xumi encurralando o pobre e quase que o pobre fica en-cu-rralado. Mas passou pelo muro. Fiquei com raiva do alemão naquele dia. E só. Aliás, o Robin pilotava bem o batmóvel. E salvou várias vezes o Batman ! Era um segundão de luxo ! Um Cervert ! Um Peterson ! Um Berger ! Pô ! Cego é fogo ! Ele era segundão na BrownCanalhaGP ! Dracma ? Peso Paraguaio ? Real ? Tá se desvalorizando... 90% contra ele. 9% não sabem se pedem para ele ir prá Blogo no lugar do BurIti ou prá Raposa Esportiva( pé frio do Fluzão) só que, até agora, não pintou a F1 por lá. A alternativa é a Bandeidantes e a Indyô do lado do Luluciano ou do Jéo Tosé. " Do automobilismo para o autoimobilismo, já "!, é o lema da rapaziada dos 9%. 1% torcem por ele. Consegue polarizar os sentimentos de todos pindoramenses... Mas, peraí, parceiro ! Camaraaaada ! Ele é que vinha com o papo que era fera ! Gagálvão e sua trupe também... Se a Ferrada desse um carro tão bão quanto o do Xumi Xucrute... Se a brownCanalhaGP desse um carro tão bão quanto o carro do DáoButão... Cai nessa quem qué ! Era só dizer: "Tô indo para ser segundo piloto". Mesma coisa pro Zacarias. Pronto. Tudo seria resolvido. Que o diga os campeões ! Claro que é ! Bom mocismo. Bláblázeiro que só ele... Zaca, pelo menos, fica emburrado ! Piquet era um nooooojo ! 3 títulos. É o que vale. Beto era muito simpático. Baita empresário. Tu... tu.... tu... não és fã do... do... HA ! Imagine se fosse. Pô, Marcelonso, acho que não te avisaram. Já estão na quarta ou quinta corrida da categoria norte-americana e yankkee.... deixa eu procurar nos meus livros importantíssimos ! Quatro até agora. 3 de rua e 1 de pista com circuito misto( quente ! Ótimo circuto. Lindo ! ). Mas, boa sorte pro cara também... Que saia ileso. Que complete a prova numa boa colocação. 1°, difícil mas não impossível. Não é bem loteeriiia como dizem. Só quando chove. Batidas no muro, pára. até aí faz parte. Mas, chove... pára novamente. Volta. Chove de novo. Aí, a coisa vai pro espaço, a estratégia. Se não chover, não tem chance alguma. Chovendo... pode ser. Vai ter corrida em Qingdao (China)! Rua...

"Ôh, cara. Fica frio pois prevejo ôce campeão mundial e o cara ali, dentro do bólido, só será escudeiro. Vai prá Finlândia e ficar mais frio...".
... disse Noschattamus, que era dono de equipe de F3. Na foto, uma das poucas aparições do sujeito.


M.C.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

19 temporadas, alguns triunfos, alguns acertos, erros, trapalhadas, mas o cara tá longe de ser um "bota"...

eu sempre o achei "frouxo", sem pulso...

respeito sua trajetória no automobilismo, ele tem lá seus méritos...

mas não me identifico com ele...

abs...

TW disse...

Ótima análise do que foi realmente a carreira de Barrichello! Acho um exagero criticá-lo como ele é, mas um ainda maior endeusamento vindo de outras pessoas.

abs