13 de julho de 2012

A promessa alemã que não vingou

Quando Michael Schumacher apareceu, diziam que havia um sujeito ainda melhor, também criado no Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Mercedes Benz, seu nome: Heinz-Harald Frentzen.

Especialistas diziam se tratar de um piloto extremamente técnico e arrojado. Frentzen era apontado como "o cara" capaz de barrar Michael Schumacher. Para tanto, bastaria um bom equipamento nas mãos do alemão.

Pois bem, em 1997 Frentzen assinou com a todo poderosa Williams. Era a grande chance que o rival de Schumacher tanto esperava. Estava nas suas mãos a melhor máquina do grid.

Entretanto, Frentzen não correspondeu como o esperado. Acabou levando uma surra do parceiro Jacques Villeneuve, que levou o título. Enquanto Villeneuve conquistou sete vitórias ao longo da temporada, Frentzen venceu apenas uma vez.

Apesar da temporada regular, e o vice-campeonato com a desclassificação de Michael Schumacher, o talento de Frentzen foi colocado em dúvida. No ano seguinte, a Williams "vermelha" já não era mais páreo para McLaren e Ferrari, e a situação ficou ainda pior o alemão que ao final da temporada se transferiu para a Jordan.

E justamente na equipe Jordan, Frentzen alcançou a sua melhor fase na categoria. A explicação talvez fosse a ausência da obrigação de vencer, não havia mais pressão...
Com um equipamento mediano o alemão conseguiu duas vitória e chegou a lutar pelo campeonato contra Mika Hakkinen e Michael Schumacher. Terminou em terceiro.

No fim das contas, Heiz-Harald Frentzen foi mais uma promessa que ficou pelo caminho.

4 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Marcelo:

Por isso gosto tanto do seu blog: estava justamente pensando dias atrás sobre as promessas da F1 que não vingaram e ao você foi lá e já cravou um excelente post sobre um dos tristes representantes desta malfadada lista.

E.Martins disse...

O Frentzen fez uma cagada no início da carreira de terminar o vínculo com a Mercedes e ir correr no Japão se não me engano. Depois estreou na F1 Sauber, já com Schumacher sendo campeão.

TW disse...

Marcelonso,

ótimo post! Frentzen não vingou, a exemplo de um brasileiro que surgiu na F1 em 1993 e que a mídia pregava ser o sucessor de Senna.

abs

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

o Frentzen era uma boa promessa mas não foi o que esperávamos...

e só "engrossou" a lista dos que não vingaram na categoria...

abs...