26 de fevereiro de 2013

Rapidinhas


* Ainda que o projetista Mike Coughlan afirme que a equipe Williams explorou uma brecha no regulamento ao apresentar seu novo modelo FW35 com uma solução controversa para o tal  Escape Coanda, o time inglês decidiu por vias das dúvidas, retirar a traquitana. Tudo após uma visita de cortesia de Charlie Whiting...

* Enquanto Lewis Hamilton procura minimizar expectativas, afirmando que não está buscando vitórias nesse primeiro momento na Mercedes, Niki Lauda, manager da equipe, caminha no sentido inverso. Para o tricampeão Mundial a equipe alemã produziu um bom carro, sem problemas crônicos e com grande capacidade de desenvolvimento. Sendo assim, Lauda acredita que os mercedônicos serão parte integrante do grupo que corre atrás da Red Bull, composto de Ferrari, McLaren e Lotus, em condição de igualdade, diga-se.

* A mudança de endereço de Pady Lowe parece estar concretizada. Lowe não é mais diretor tecnico da McLaren, foi substituido pelo engenheiro Tim Goss. O movimento era mais que esperado, afinal de contas, a Mercedes ofereceu um caminhão de dinheiro a Lowe. No entanto, a mudança somente será concretizada ao final da temporada. Ah sim, adivinha quem Lowe substituirá no time alemão...dizem que a batata de Ross Brawn está no forno...

* Outro que anda minimizando expectativas é Stefano Domenicali. O diretor da Ferrari admitiu que ficaria surpreso se a Ferrari fosse o carro mais veloz em Melbourne. Para o italiano, a Red Bull continua na frente, seguida de McLaren e Lotus, com a Ferrari logo atrás, todos separados por alguns pares de décimos de segundo...

* A discussão sobre o mapeamento de motores na F1 deverá voltar a tona rapidamente. Red Bull e Lotus
questionam a diretiva técnica baixada pela FIA no ano passado, alegando que o documento não deixa claro se tudo deverá permanecer igual para a temporada desse ano. Aproveitando-se desse fato, a Renault teria desenvolvido um novo mapeamento para otimizar os efeitos do escapamento. No entanto, a FIA confirmou que a diretiva continua válida. Ou seja, essa situação poderá prejudicar Red Bull e Lotus, que projetaram seus escapamentos para trabalharem com um sistema inteligente de gerenciamento de motor. Ah sim, segundo especilistas, Red Bull e Lotus teriam nesse momento os carros mais rápidos do grid...

Na imagem que ilustra o post, Ayrton Senna testando a Williams FW08C em 1983, no circuito de Donington Park, na Inglaterra.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Mas este tal efeito Coanda não é o mesmo usado por um monte de gente no ano passado?

Marcelonso disse...

Groo,

O efeito é o mesmo usado pelos outros times, mas a Williams colocou uma peça a mais no escapamento, um acabamento para direcionar o fluxo...

http://tazio.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Williams-escapamento.jpg

abs

Anônimo disse...

... todo mundo coandando. Todo mundo coandando. Mas, rapidinhas !


- Já era. Marcação serrada. Aí não tem graça. Deixa a Ruimlliams voltar, meu Deus do céu !
Xiii... São Pedro tá fazendo arrumação em cima da minha cabeça ! Tá preta a coisa lá prá cima. Vem temporal dos brabos !

- Niki e M.C. ! Qualé ? Se esqueceu do parceiro, peixe ?


- Tá... assando muito ! Queria eu que a minha batata estivesse assando feito a do canalha Ross.


- Quero que a Ferrada se exploooo... daaaaa !


- Não tô dizendo ? É avião e não carro ! Ficam mapeando motores sem o piloto perceber até ! Ou até avisam... " Vou mapear !" " Não mapeia, não, pô ! Vai gastar combustível ! E tô enjoadinho "
" Vou mapear em pronto... tu tem combustível de sobra, ô, lentinho !" " Não ! Não quero fazer aquela curva mais rápido novamente... tô com medinho.... por favor !"

Adivinhem que bólido, que riloto submisso é este e qual é o engenheiro sádico. Dica. O carro é vermelhinho.


M.C.

Anônimo disse...

... poxa, o único marketing bem sucedido do bancão estadual sumidouro de dinheiro público. Outro marketing fantástico foi a bunda da Enoli Lara. Uma loba gostosíssima dos anos 1980. Seguinte. No anúncio do Bancão safadão, antes do RJ-Pobreza 2ª edição, da blogo, apareciam várias fotos na peça e a que mais chamava a atenção era a bunda da Enoli ! Vinha a vovó, vinha a familia feliz - papai , mamãe e bebê sorridente -, o bunzanfão da Enoli com a onda batendo nas pernas e, por último, um sorridente cliente no caixa. Pronto. Ela disse, gritando: aquela buzanfa é minha " ! Processou e ganhou ! E depois foi prá playboy ! E é artista plástica. E de bom gosto. Algumas "obras", huummm, não para menores. Mais uma história da cariocada desvairada ! Desvairada ? devairada é a paulicéia !


M.C.

TW disse...

Lewis está mais que correto. Não se produz um carro vencedor assim do anda, de uma temporada para outra onde quase não houve mudanças nas regras.

Essa questão do mapeamento de motor é complicada. A F1 sempre foi o local de testes para a indústria automobilística e infelizmente a FIA veta algo que poderia ser incluído nos carros de passeio mais adiante, tudo por jogo polítioo.

joaoleopires disse...

Senna dirigindo seu primeiro carro de Formúla 1, o destino quis que também fosse pela Williams que ele teria seu último...

André Candreva disse...

Marcelonso,

quando o Senna fez seus testes na F1 em 1983 tínhamos, ainda, a expectativa de ver mais um piloto brasileiro vencer na categoria...

atualmente, não temos mais essa expectativa... lamentável...

abs...